6 dicas essenciais para aumentar a rentabilidade da sua escola

6 dicas essenciais para aumentar a rentabilidade da sua escola

aumentar a rentabilidade

Um gestor escolar enfrenta vários desafios na sua rotina de trabalho. No aspecto financeiro, por exemplo, otimizar os recursos e aumentar a rentabilidade é essencial para manter as contas em dia. Até porque nenhuma instituição consegue se manter no mercado se não for rentável.

Acontece que, para que essa missão seja bem-sucedida, é preciso traçar um bom planejamento e investir em pontos estratégicos. Não sabe do que estamos falando?

Então confira, a seguir, as dicas que separamos para você melhorar a gestão da sua escola, assim como a qualidade do ensino e os seus lucros!

1. Aumente a captação dos alunos

Sem alunos não há como a instituição existir ou ter sucesso, certo? Então, para aumentar a rentabilidade é preciso também tentar expandir o corpo discente, principalmente para que exista uma margem de lucro maior.

Ter uma sala de aula com poucos alunos implica basicamente nos mesmos gastos de ter uma classe mais cheia. A diferença é conseguir um retorno maior com os recursos já empregados.

Para isso, é importante que a equipe se reúna para traçar estratégias para atrair a atenção e o interesse do público —  e, consequentemente, captar mais alunos.

Entre as opções de ferramentas que podem ser utilizadas para esse objetivo estão: redes sociais, participação em eventos e propaganda na mídia.

Contudo, pouco adianta investir nesse aspecto se a qualidade do ensino não for uma prioridade. É essencial apresentar diferenciais no serviço oferecido, o que faz com que a escola consiga se destacar no mercado. Apostar em metodologias inovadoras é um exemplo disso.

2. Invista em marketing digital

Uma das maiores preocupações que qualquer empresa deve ter atualmente é marcar presença no mundo virtual. As pessoas estão conectadas praticamente o tempo todo, sendo que a internet é uma grande fonte de referência para a maioria delas.

Logo, não dá para desconsiderar o investimento em marketing digital. É importante trabalhar para fortalecer a imagem da instituição e criar conteúdo de atração.

Uma das tarefas fundamentais nesse processo é identificar as personas — ou seja, com quem você quer se comunicar e vender o seu produto, criando uma representação para cada nicho do seu público-alvo. Essa é uma boa dica para ter uma comunicação mais eficiente.

3. Faça uso da tecnologia

Não possuir uma boa infraestrutura tecnológica é como não estar em sintonia com o mundo. Mais do que isso, é interessante considerar a tecnologia como ferramenta do processo de aprendizado e da gestão escolar.

Existem muitas facilidades que são proporcionadas por um bom aparato tecnológico, inclusive na área financeira.

Os softwares e aplicativos, por exemplo, possibilitam uma otimização na realização das tarefas cotidianas. É um tipo de investimento que facilmente se paga com o tempo, contribuindo para a rentabilidade.

4. Realize o controle do fluxo de caixa

No que diz respeito às contas, organização e transparência são dois fatores-chave para todo negócio. Não há como ser mais produtivo ou lucrativo se não houver um controle minucioso de todas as receitas e despesas.

Aliás, a empresa que desenvolve um plano de ação e não se preocupa em medir o seu desempenho está cometendo um grande erro. Para identificar se os resultados são positivos ou negativos é preciso ter os dados organizados e claros.

Da mesma forma, não é possível traçar estratégias de melhorias quando não existe um fluxo de caixa estruturado para ver o quanto é possível gastar. J

á pensou realizar uma campanha de marketing sem saber se você tem condições de arcar com ela? Contratar funcionários e não conseguir pagá-los ao final do mês?

Enfim, um bom controle da entrada e da saída de valores é uma necessidade básica para o sucesso de qualquer empreendimento.

5. Capacite seus funcionários

Ter uma equipe bem capacitada é, sem dúvidas, outra forma de aumentar a rentabilidade. Afinal, ter profissionais ineficientes representa um desperdício de dinheiro que precisa ser reavaliado.

Sem contar que esse é um fator extremamente relevante para um prestador de serviço, independentemente de ele ser do setor de educação ou não. O atendimento é algo que faz toda a diferença para a captação e retenção de clientes — nesse caso, de alunos.

Por isso, não pense somente na qualidade da formação dos professores, mas em todos os funcionários envolvidos na escola, seja da área pedagógica, seja da administração ou qualquer outra.

Apesar da tendência de existir um certo foco para o corpo discente, que é o maior responsável pela transmissão do conhecimento, é importante que todo o time seja integrado nesse plano.

Como o desempenho de cada colaborador influencia a produtividade geral da instituição, vale buscar maneiras de investir na capacitação de todos.

6. Ofereça um ensino inovador e de qualidade

Por fim, uma última sugestão para completar a série de dicas: apostar em inovação. Os consumidores estão em busca de novidades em todas as áreas e de negócios que apresentem diferenciais.

A qualidade continua sendo primordial, mas ir além e oferecer um ensino inovador é uma estratégia que promete sucesso.

Isso quer dizer que a escola precisa estar atenta para preparar os seus alunos para o futuro, proporcionando a oportunidade de eles aprenderem sobre temas que sejam capazes de torná-los pessoas e profissionais diferenciados (empreendedorismoprogramação, robótica, design thinking etc).

Na prática, essa proposta pode ser implementada pela própria instituição ao preparar a sua equipe para lidar com esse contexto ou, ainda, ser viabilizada pela terceirização do serviço — seguindo a ideia de oferecer atividades extracurriculares, por exemplo.

A boa notícia é que essa tática realmente funciona. Existem vários casos de instituições que conseguiram bons resultados investindo em metodologias inovadoras, o que é percebido como um benefício pelo cliente e aumenta os níveis de captação.

Assim, promover algumas mudanças no ambiente de trabalho é necessário para obter melhorias, e no universo da educação não é diferente.

Gostou das nossas dicas para aumentar a rentabilidade da sua escola? Então não perca mais tempo e entre em contato conosco para saber como começar a oferecer um ensino mais inovador para os seus alunos e se destacar no mercado!

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