O bom relacionamento entre escola e pais é um dos fatores que contribuem para a retenção de alunos na escola. Infelizmente, essa convivência nem sempre é amistosa. Um dos pontos conflituosos, por exemplo, diz respeito à divulgação da avaliação da aprendizagem.
Essa atividade é um instrumento complexo utilizado para verificar o desenvolvimento dos estudantes ao longo das atividades escolares. A avaliação contribui também para a análise e decisão pedagógica a ser utilizada nas etapas seguintes.
Para os alunos, ela também auxilia na verificação do andamento de seus aprendizados. Mas e os responsáveis por esses estudantes? Como eles lidam com as avaliações? A prática pode ser um conceito pouco compreendido para pais pouco presentes na rotina escolar dos filhos.
Então, como divulgar a avaliação de aprendizagem? É o que nós vamos explicar para você a seguir!
Qual a importância da participação dos pais na escola?
Antes de entrarmos no assunto principal deste post, precisamos falar sobre a participação dos pais na vida estudantil dos filhos. Afinal, um dos desafios da gestão escolar é justamente criar um ambiente favorável para que esses responsáveis assumam um papel ativo dentro do processo de ensino-aprendizagem.
Veja algumas das vantagens resultantes da presença dos pais na escola.
O envolvimento dos pais melhora a aprendizagem dos filhos
Pais que conversam com os filhos sobre a escola, visitam a instituição de ensino, participam nas lições e trabalhos de casa e incentivam o processo de aprendizagem fora da escola contribuem para a aprendizagem dos filhos.
Os alunos se sentem motivados pelo interesse dos pais em sua vida estudantil e tendem a se dedicar mais aos estudos.
Filhos de pais participativos são mais cooperativos
As habilidades sociais de estudantes filhos de pais envolvidos em suas trajetórias escolares tendem a ser maiores do que a dos filhos de responsáveis pouco presentes. Com isso, o comportamento colaborativo, o respeito e as interações com colegas e professores é melhorada.
A autoestima também se beneficia com a participação dos pais na rotina estudantil dos filhos. Isso porque eles se sentem valorizados e ouvidos.
Pais presentes tornam o ato de aprender natural
Ainda há pais que acreditam que a função educativa é de exclusiva responsabilidade da escola.
Mas quando os responsáveis se mostram presentes na rotina escolar de seus filhos, eles rompem as fronteiras entre a família e a instituição de ensino, contribuindo para naturalizar o processo de aprendizagem.
Os pais aprendem a acompanhar os resultados
A participação ativa na vida escolar dos filhos leva os pais a compreenderem cada fase da construção de aprendizagem dos seus filhos.
Visto de fora, o resultado de uma avaliação pode parecer insatisfatório graças às altas expectativas de pais insatisfeitos. Mas quando compreendido como um processo, pode ajudar pais e filhos a entenderem que os percalços são apenas uma etapa no desenvolvimento de conhecimento. Desse modo, a cobrança por resultados é substituída pela motivação, estímulos, conversas e ensinamentos.
Falando em avaliar, chegou o momento de compartilharmos nossas dicas para você divulgar a avaliação de aprendizagem dos seus alunos para os pais.
Como divulgar para os pais a avaliação de aprendizagem dos alunos?
Estabelecer uma relação entre escola e os pais contribui para a educação dos estudantes e ajuda a retenção dos alunos em sua instituição de ensino. Mas como como realizar isso na prática?
A palavra-chave é comunicação. Nenhuma proposta pedagógica revolucionária é capaz de sustentar sozinha o bom relacionamento entre pais e escola. Principalmente no dia a dia estudantil, durante as reuniões ou divulgação das avaliações.
E é aqui que uma escola engajada consegue pensar em meios para se destacar e melhorar a interação com os pais. Vamos às dicas?
Conheça o perfil dos pais
Para o bom relacionamento com os responsáveis pelo aluno, especialmente em ocasiões como a divulgação de notas, é preciso conhecer de antemão o perfil dos pais.
Eles são do tipo colaborativo e presente na escola? Ou quase nunca aparecem nas reuniões? Apenas um dos responsáveis se interessa sobre a educação dos filhos? Essas perguntas ajudam a preparar melhor as estratégias de relacionamento.
Resolva previamente os mal-entendidos
A relação cortês entre escola e pais é o caminho ideal para a comunicação fluida, mas já sabemos que nem sempre esse cenário corresponde à realidade, não é mesmo?
Por isso, antes de divulgar informações sobre o desempenho dos alunos, é preciso eliminar qualquer hostilidade entre os responsáveis e a escola. Não espere o dia da reunião para tentar esclarecer algum mal-entendido, nem utilize o e-mail para resolver a questão. O ideal é marcar uma reunião individual.
Incentive o envolvimento dos pais com a escola
Uma alternativa eficaz para informar os pais sobre a avaliação de aprendizagem dos filhos é estimular o envolvimento dos responsáveis na educação escolar dos estudantes.
Como vimos, essa aproximação ajuda os pais a entenderem como é o dia a dia dos estudantes e, assim, eles conseguem entender melhor o projeto pedagógico da escola e o desenvolvimento escolar dos filhos.
Use a tecnologia a seu favor e ofereça diferentes canais de contato para que os pais conheçam melhor sua instituição. Páginas nas redes sociais, o envio de newsletter e a criação de grupos de pais no WhatsApp, por exemplo, são ferramentas que podem ser utilizadas para melhorar essa parceria entre escola e os responsáveis pelos alunos.
Incentive a participação dos pais nas reuniões
As reuniões também são uma excelente oportunidade para os pais conhecerem as práticas pedagógicas da sua escola. Tente apresentar a eles as ferramentas avaliativas utilizadas por sua instituição de ensino para que esses pais consigam entender a posterior divulgação da avaliação.
Mas não transforme a reunião em um ritual no qual apenas a escola fala e os demais presentes se calam. Pratique a escuta ativa, abra o espaço para que os responsáveis pelos alunos apresentem dúvidas, questionamentos e sugestões.
Priorize os contatos individuais
O ideal é que a divulgação de qualquer informação do aluno seja feita individualmente a cada responsável. O contato presencial é recomendado porque, além de criar um vínculo com a escola, possibilita que os pais elucidem qualquer dúvida.
Muitas escolas já contam com páginas que permitem aos pais acompanhar todo o desenvolvimento estudantil dos filhos. Com isso, muitos responsáveis sequer aparecem na escola. O problema é que a avaliação de aprendizagem nesses casos é pouco explicativa, deixando os pais confusos quanto à metodologia empregada nessa verificação.
Em situações como essa, é necessário incluir junto aos resultados um material complementar informando cada um dos critérios avaliativos utilizados. Ao final, acrescente também um e-mail ou telefone de contato para que os pais possam esclarecer eventuais perguntas.
O engajamento dos pais e da comunidade com a escola só traz benefícios como você viu aqui. Os maiores favorecidos são os alunos que passam a compreender o aprendizado como um processo contínuo que não se encerra nos muros da escola. A boa notícia é que o reflexo desse entendimento chega ao desempenho dos estudantes.
Mas o momento de divulgação da avaliação da aprendizagem requer alguns cuidados. Cabe à escola a função de apresentar os critérios utilizados de modo claro para que os pais consigam entender a evolução dos estudantes. Com pais que se sentem incluídos e bem informados da educação dos filhos, a possibilidade de reter esses alunos na escola é maior.
Gostou deste artigo? Assine nossa newsletter e receba mais dicas para melhorar a gestão escolar de sua instituição de ensino.