Descubra como tornar sua escola inovadora e quais os benefícios

Descubra como tornar sua escola inovadora e quais os benefícios

Descubra como tornar sua escola inovadora e quais os benefícios

Você tem ideia de como tornar sua escola inovadora? Se esta questão nunca passou por sua mente, é o momento de rever muitos conceitos. Afinal, as novas tecnologias já não podem ser ignoradas.

Em virtude da era digital, há um novo perfil de aluno que se difere consideravelmente ao do século passado — o hiperconectado, ele consome um número elevado de informações, anseia por autonomia e está preparado para expressar sua opinião.

Os métodos tradicionais de ensino estão em total desarmonia com esse novo estudante. As convencionais salas de aula já não o atraem, tampouco lhe fornecem o preparo necessário para a vida e para o mercado profissional.

Por isso, faz-se necessária a adoção de novas metodologias capazes de trazer à tona competências altamente requeridas nos dias atuais, como criatividade, raciocínio lógico bem-desenvolvido e a habilidade de resolução de problemas.

Neste conteúdo, mostraremos os benefícios da escola inovadora e como é possível adaptar o seu ambiente educacional para o universo digital. Acompanhe!

Descubra os benefícios da inovação nas escolas

O modelo de ensino do século XX, criado para atender às demandas da Revolução Industrial, não está adequado aos desafios do mercado de trabalho contemporâneo. Na verdade, apresenta-se em desacordo com o mundo globalizado atual, ignorando o desenvolvimento integral do indivíduo além da formação pedagógica.

É a escola inovadora que se integra às necessidades do mundo em que vivemos — e é a partir dela que realizaremos a substituição de sistemas de massificação de ensino para que possamos, enfim, abandonar antigas tradições.

A seguir, apresentaremos os valiosos benefícios da inovação para o processo de ensino-aprendizagem. Confira!

Desenvolvimento de novas habilidades

Já dissemos que o mercado profissional busca por pessoas com diferentes competências. Por meio de espaços de aprendizagem online e presenciais, a escola inovadora oferece práticas que despertam essas novas habilidades com o intuito de preparar jovens para enfrentar inúmeras adversidades.

A partir daí o estudante tem subsídios para analisar cenários, reconhecer problemas e elaborar soluções criativas. Ele ganha autonomia, torna-se mais engajado e, além disso, protagonista do seu próprio aprendizado. E sabe o que mais? Os pais também são impactados por essa mudança, pois o amadurecimento de seus filhos é visivelmente identificado dentro de casa.

Abaixo, elencamos habilidades que são desenvolvidas graças à escola inovadora:

  • pensamento crítico e analítico para avaliar cenários e resolver problemas;
  • imaginação para apresentar soluções inovadoras;
  • comunicação e colaboração para trabalhar em equipe;
  • atitude empreendedora para atuar com flexibilidade, determinação e otimismo;
  • total domínio das novas tecnologias para utilizá-las de maneira abrangente.

Interação entre o aluno e o professor

Outro benefício interessante da escola inovadora é a melhoria da interação entre o aluno e o professor. Mesmo que o estudante seja construtor de seu conhecimento, o papel do docente não perde importância e destaque.

Na verdade, a era digital chega para reinventar o perfil do educador que, inevitavelmente, precisará atuar lado a lado com as tecnologias, mediando processos de ensino-aprendizagem e viabilizando a aquisição de conteúdos por intermédio de novos recursos.

Neste contexto, ele ganha mais autonomia e sente-se verdadeiramente à vontade para trabalhar conteúdos e implementar diferentes projetos de forma criativa e dinâmica. Com isso, torna-se engajado, colaborativo e preparado para entregar o melhor de si mesmo sempre.

Redução de custos na gestão

Saiba que a tecnologia também auxilia diversas áreas de uma escola. Acreditamos que, como gestor escolar, você provavelmente sonha em otimizar seus recursos financeiros, não é verdade? Ao investir em inovações educacionais, isso é possível.

Os setores tornam-se integrados, as tarefas diárias são automatizadas e a produtividade das equipes é maximizada de forma considerável. Além disso, os resultados são mensurados com facilidade, contribuindo para que o processo de tomada de decisão ocorra com rapidez e para que as estratégias pedagógicas sejam determinadas de modo efetivo.

Maior controle da grade escolar

Você já saiu de uma reunião com a sensação de que ela foi desnecessária e poderia ser resolvida, por exemplo, com um simples e-mail? Gastar tardes extenuantes para determinar o calendário de passeios, festas e outros eventos escolares, além de estressante, é completamente desnecessário.

Por esse motivo, nada melhor do que apostar em recursos tecnológicos para ganhar tempo — não só para você, mas para toda a sua equipe. Imagine poder acessar a agenda de professores por meio de um software sem sair de sua sala. Com esse tipo de informação à mão, haveria maior controle sobre a grade escolar de sua instituição.

Saiba como tornar sua escola inovadora

Agora que você já conheceu os principais benefícios de uma escola inovadora, é hora de mostrarmos como sua instituição pode distanciar-se do tradicional mundo da educação para, finalmente, abraçar o universo digital e a sua revolução. Veja!

Apostar no uso da tecnologia

É comum associarmos a escola inovadora a um ambiente repleto de dispositivos tecnológicos de última geração. As ferramentas são obviamente importantes, mas de nada adianta adotá-las se não são utilizadas de maneira correta.

É fundamental esclarecermos que as tecnologias não se configuram como novas metodologias de ensino. Elas são, na realidade, facilitadoras do processo de ensino-aprendizagem e devem ser introduzidas no dia a dia escolar com o objetivo de preparar o estudante para o atual e exigente mercado profissional.

A tecnologia mostrará uma gama de possibilidades e levará novas perspectivas para a sala de aula, entretanto, como dissemos, ela não substitui o papel do docente — que precisará, mais do que nunca, integrá-la ao cotidiano para aperfeiçoar a metodologia da prática pedagógica.

Estimular o protagonismo do aluno

Entenda: o perfil do aluno mudou e ele não está mais interessado em ser um mero telespectador. É preciso envolvê-lo em um contexto participativo, no qual ele é livre para opinar sobre a construção de seu próprio conhecimento. Isso contribui para motivá-lo e o incita a agir, pensar e, especialmente, posicionar-se.

Perceba o quão valioso esse ensinamento é para a vida de modo geral. Imagine como essa nova atitude contribuirá para que ele se torne um adulto mais autogovernável e realizador — e, principalmente, responsável, cooperativo e sociável.

Adotar horários flexíveis

Lembra-se de que falamos sobre o abandono de antigas tradições? A verdade é que muitos estudantes não conseguem acordar cedo para ir à escola, pois não funcionam pela manhã. Mesmo que estejam prontos para ir para a cama às 22h, por exemplo, assim como muitos adultos, apresentam dificuldades para dormir.

Considerando isso, é interessante adotar horários flexíveis em sua escola para atender às necessidades do sono de seus estudantes. A medida contribuirá para a concentração do jovem e, em consequência, para sua produtividade ao longo do dia.

Incitar a participação da comunidade escolar

Empresas de diversos segmentos apostam em uma gestão participativa para alavancar resultados. No âmbito educacional, esse modelo de administração envolve toda a comunidade escolar nos processos decisórios da instituição de ensino.

Essa é uma maneira eficiente de melhorar o desempenho do corpo discente, criar um ambiente colaborativo, ensinar sobre a importância da democracia — e ainda desenvolver um sentimento de pertencimento em professores, pais, alunos e demais colaboradores que, por consequência, sentem-se muito mais valorizados.

Viu como a escola inovadora traz benefícios importantes para a educação do aluno contemporâneo? Acreditamos que esse novo modelo é essencial para que sua instituição obtenha destaque no mercado de educação. Mas, acima de tudo, sabemos que ele será de grande valia para preparar verdadeiramente seus estudantes para um mundo em uma inevitável e ininterrupta evolução.

Este artigo foi útil para você? Então, aproveite a visita no blog e assine agora nossa newsletter. Você receberá diretamente em seu e-mail conteúdos exclusivos sobre tecnologia educacional, metodologias inovadoras e outros assuntos sobre o universo da educação!

metodologia stem
Post anterior Conheça os benefícios e diferenciais do STEM para sua escola
6 estratégias de fidelização de alunos para aplicar na sua escola
Próximo post 6 estratégias de fidelização de alunos para aplicar na sua escola
Close