10 desafios da gestão escolar na educação do século 21

10 desafios da gestão escolar na educação do século 21

Os desafios da gestão escolar aumentam ao mesmo tempo que as mudanças na educação invadem o mundo todo. Por isso, é natural que muitos gestores educacionais ainda encontrem dificuldades para atender às novas demandas.

Mas, afinal, como preservar o ensino de qualidade, melhorar o desenvolvimento dos estudantes e manter a rentabilidade da escola? O primeiro passo é reconhecer que a educação vive em constante metamorfose e que as tecnologias se somaram a ela para oferecer ferramentas que incrementam o processo de ensino-aprendizagem.

É preciso, ainda, não descuidar daqueles problemas que já fazem parte da rotina administrativa de sua instituição. Pensando nisso, apresentamos a seguir uma lista com 10 desafios de gestão que você precisa enfrentar no contexto da educação do século 21. Vamos a eles?

Quais são os 10 principais desafios enfrentados pela gestão escolar na atualidade?

Não são apenas as transformações nas metodologias de ensino-aprendizagem que trouxeram desafios a você, gestor. Mudanças de comportamento da sociedade e os velhos desafios da rotina administrativa escolar exigem novas posturas de gerenciamento.

Veja a seguir pontos que exigem maior atenção do gestor escolar na atualidade.

1. Estimular competências e habilidades do século 21

A educação vem acompanhando as transformações do século 21. Aqui no Brasil, a gestão pedagógica ainda busca se adequar à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), por exemplo.

Tudo isso exige uma demanda cada vez maior de que as escolas ajudem os estudantes a desenvolverem novas competências e habilidades, o que traz mais desafios para os gestores escolares na adaptação de seus currículos.

Essas demandas respondem às exigências da sociedade que espera encontrar indivíduos capazes de: liderar, tomar decisões, resolver conflitos e, claro, utilizar os conhecimentos adquiridos durante a formação acadêmica.

O curriculum as a service é uma metodologia que oferece ferramentas que transformam o aprendizado por meio da tecnologia. Com ela os conteúdos didáticos podem ser adaptados a cada contexto e sua escola pode estimular o desenvolvimento de novas competências e habilidades dos alunos.

2. Incluir a tecnologia em sala de aula

Em tempos de um verdadeiro tsunami de novas informações, é importante que a escola tenha uma postura atenta ao uso da tecnologia. Afinal, os avanços tecnológicos não só estão presentes em nosso dia a dia, como também fazem parte do futuro do mercado de trabalho. E preparar os estudantes para a vida profissional é algo que os pais valorizam na escola.

A utilização de metodologias ativas contemporâneas é uma excelente alternativa. Além disso, a proposta dessas aulas é que os estudantes sejam os protagonistas de seu processo de aprendizagem, guiados pelo professor. Assim, você também trabalha com os alunos o desenvolvimento das desejadas novas habilidades e competências.

As metodologias STEM e a STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Math — Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), por exemplo, utilizam a tecnologia diariamente para a criação de uma sala de aula realmente interativa e estimulante, que capta a atenção dos alunos, respeita suas diferenças de aprendizagem e otimiza a absorção de conhecimento.

3. Motivar o corpo docente

Os professores são uma peça fundamental em qualquer sistema educacional. Por isso, as estratégias de ensino mais inovadoras podem não trazer os resultados desejados se os educadores estiverem desmotivados.

Um desafio para você, gestor educacional na atualidade, é estar atento à sua equipe estimulando o aperfeiçoamento das práticas pedagógicas adequadas às demandas de educação do século 21.

Quer algumas dicas? Comece elaborando um projeto de motivação para os professores que pode incluir, entre outros pontos:

  • criação de um plano de carreira;
  • incentivos para a capacitação contínua;
  • melhorias na infraestrutura das salas de aula;
  • melhorias na sala dos professores;
  • criação de um canal de escuta para atender às demandas e ajudar a resolver os problemas em sala de aula.

Lembre-se de valorizar os professores para que eles se sintam confiantes dentro e fora da sala de aula, pois o resultado se reflete na motivação e desempenho dos alunos.

4. Manter o fluxo financeiro saudável

Outro grande desafio de gestão é manter as finanças da escola em dia. Parte desse problema se dá pela inadimplência, mas muitas vezes é também consequência de um descuido com as contas.

Ter um planejamento bem definido, considerando problemas do passado, ajuda você a elaborar planos para que eles não se repitam. Além disso, encontre um modo de acompanhar as receitas e garantir que os registros financeiros sejam atualizados constantemente.

E não esqueça que o desempenho financeiro também depende da captação de alunos e rematrículas. Para manter esse fluxo saudável é preciso pensar em estratégias de captação e retenção de alunos.

5. Problemas de comunicação

A gestão escolar necessita de muita colaboração e comunicação. Gestores, funcionários, professores, alunos e pais precisam conversar. Mas onde há lacunas de comunicação, certamente existem expectativas e insatisfações não conhecidas por você.

O gestor precisa estabelecer um sistema de comunicação escolar que facilite o contato entre todos os envolvidos para melhorar a experiência educacional dos alunos e de todos os envolvidos.

A comunicação interna alinhada otimiza os processos administrativos e acadêmicos, tornando sua escola mais competitiva. É importante desenvolver um contato com crianças e adolescentes reconhecendo que ele exige uma abordagem especial de linguagem. E não deixe de estimular a escuta ativa. Com os alunos como protagonistas de seus processos de aprendizagem, é preciso reconhecer o que eles têm a dizer.

E não converse com os pais apenas quando há problemas. Mantenha canais abertos com a escola, crie grupos com os responsáveis no WhatsApp. Manter as páginas da instituição nas redes sociais também ajuda no processo de comunicação com o público interno e externo.

6. Incentivar a participação dos pais na rotina escolar

As novas demandas educação do século 21 entendem que o processo de ensino-aprendizagem não é de responsabilidade exclusiva da escola e exige que os pais sejam participativos.

E surge aí mais um desafio da gestão escolar na atualidade. Afinal, não é incomum encontrarmos pais insatisfeitos com a escola por conta de um baixo rendimento escolar dos filhos e que ignoram a influência que possuem na educação de seus rebentos, não é verdade?

O gestor educacional precisa pensar em estratégias para fazer com que esses pais estejam cada vez mais presentes na rotina estudantil. Tente incentivá-los por meio de projetos educacionais, como combate ao cyberbullying ou com trabalhos voluntários, por exemplo.

Lembre-se de planejar ações considerando que a maioria desses responsáveis possui uma agenda de trabalho tão sobrecarregada quanto a sua.

7. Lidar com a evasão escolar

Outro grande problema na lista de desafios da gestão escolar é a evasão. São muitas as questões que podem levar um estudante a deixar a escola, como dificuldade de aprendizagem, falta de identificação com os valores da instituição e problemas financeiros.

Por isso, é importante entender o motivo que fez com que o aluno deixasse a escola para pensar em soluções para resolver o problema. Se for por causa de dificuldades no aprendizado você pode ajudar o estudante com aulas extras ou reforço.

Outra ótima estratégia é divulgar exemplos de alunos que frequentaram sua escola e hoje são bem-sucedidos ou ressaltar os diferenciais da instituição tanto para pais quanto para estudantes. Assim, eles conseguem valorizar o que têm à disposição.

Não se esqueça também da fidelização. Para evitar a perda de alunos ao final do ano escolar, elabore campanhas para rematrícula oferecendo descontos ou outros benefícios para motivar a continuação desses estudantes em sua escola.

8. Introduzir a tecnologia nas rotinas administrativas

Na escola do século 21 a tecnologia não aparece apenas no lado acadêmico. Ferramentas de gestão têm facilitado as tarefas administrativas diárias e o planejamento escolar.

Além da gestão de finanças, você pode utilizar esses recursos para organizar o registro dos alunos e relatórios de professores, por exemplo. Mais do que nunca, é necessário que sua escola atualize os processos institucionais com tecnologias. Acessar todos esses processos importantes em alguns cliques, sem dúvida, otimiza o dia a dia administrativo.

9. Lidar com o bullying e as distrações durante a aula

O bullying sempre existiu como um desafio na gestão escolar. No entanto, ele está presente também no ambiente tecnológico. Discutir o cyberbullying entre os alunos, por exemplo, é fundamental.

As distrações também são um problema frequente em sala de aula. Não é para menos: os jovens do século 21 são constantemente bombardeados por estímulos e novas informações. E competir com os recursos tecnológicos é uma tarefa um tanto quanto complicada para os professores.

É aqui mais uma vez que as metodologias que trabalham com a tecnologia podem ser uma ferramenta a seu favor. Elas conseguem captar o interesse desses alunos com as ferramentas tecnológicas, ao mesmo tempo que estimulam o aprendizado.

10. Delegar tarefas

Se no dia a dia o gestor pudesse se concentrar em resolver esses desafios, a tarefa já não seria fácil. Mas ele precisa encarar os pequenos contratempos diários na administração escolar cujas tarefas parecem não ter fim, concorda?

O resultado é um gestor sobrecarregado e que se sente incapaz de conseguir cumprir os desafios que colocam a escola dentro das demandas da atualidade. Por isso, é preciso que você encontre uma maneira de otimizar esse gerenciamento.

O primeiro passo é aprender a delegar as tarefas. Separe a gestão em em categorias, como: gestão pedagógica, gestão financeira e gestão administrativa, com uma pessoa responsável para repassar as informações a você sempre que necessário.

Neste post, você viu que boa parte dos desafios da gestão escolar na atualidade estão relacionados com as mudanças naturais de nossa sociedade, como o uso intenso da tecnologia. Mas há também aqueles desafios rotineiros conhecidos que consomem boa parte da energia de um gestor. Planejamento e abertura ao novo são medidas essenciais para você preparar sua escola.

Gostou de conhecer os principais desafios da gestão escolar no século 21? Então, que tal expandir ainda mais seus conhecimentos sobre o tema? Confira nosso artigo com dicas para você criar uma experiência de aprendizagem alinhada aos dias atuais na sua escola.

Powered by Rock Convert
Afinal, quais os benefícios da educação empreendedora?
Post anterior Afinal, quais os benefícios da educação empreendedora?
Ensino de programação: veja porque sua escola deve implementar
Próximo post Ensino de programação: veja porque sua escola deve implementar
Close