[ Infográfico] Saiba porque sua escola deve focar no ensino da tecnologia na educação infantil | Escolas Disruptivas

[ Infográfico] Saiba porque sua escola deve focar no ensino da tecnologia na educação infantil

Saiba porque sua escola deve focar no ensino da tecnologia na educação infantil

O uso da tecnologia na educação infantil é uma importante ferramenta na busca por uma educação mais abrangente, além de funcionar como um excelente diferencial para qualquer instituição de ensino. Contudo, utilizar a inovação a favor da aprendizagem é algo que ainda causa um certo estranhamento e resistência por parte da grande maioria dos educadores.

No entanto, não há motivo para temer a tecnologia. Quando utilizada com sabedoria, ela pode ser uma aliada ímpar no fornecimento de uma educação de excelência. Ainda mais quando falamos sobre os jovens dos dias atuais, que são nativos digitais e aprendem desde cedo a lidar com esse tipo de realidade.

Por isso, é muito importante que as escolas consigam compreender bem a relevância da utilização de metodologias voltadas ao letramento digital e da participação da tecnologia no ensino cotidiano. A seguir, conversaremos melhor sobre esse conceito e abordaremos as suas principais vantagens. Boa leitura!

Como funciona o uso da tecnologia na educação infantil?

A educação infantil (hoje conhecida como séries iniciais) é um dos momentos mais importantes para a formação de um indivíduo. Afinal, é nesse período em que o trabalho de base será feito, com a construção de um alicerce firme para que os próximos andares do conhecimento possam ser erguidos.

A nova geração de crianças está altamente conectada com a tecnologia em seu dia a dia. No entanto, isso não quer dizer que essas ferramentas são utilizadas da maneira correta ou com a devida segurança, apesar da aptidão natural dos pequenos para lidar com as inovações.

Por isso, o letramento digital e as aulas que incluem a tecnologia são fundamentais para mostrar às crianças o modo correto de lidar com as inovações ao seu redor. Essas práticas podem ser implementadas tanto em aulas do currículo comum quanto em atividades extracurriculares específicas e destinadas apenas a esse fim.

Quais são os benefícios do uso da tecnologia nesse contexto?

A seguir, observaremos algumas das principais vantagens da utilização da tecnologia no cotidiano escolar. Acompanhe.

Potencializa o aprendizado

Na educação infantil, a maioria das crianças ainda não foi alfabetizada e, portanto, lidar com a tecnologia nesse período pode ser uma ótima maneira de potencializar o aprendizado em diversas áreas. A construção de uma mentalidade de tentativa e erro, por exemplo, deixa os pequenos muito mais seguros e aptos a aprender.

Melhora a comunicação

A comunicação é uma das características mais importantes a serem desenvolvidas na educação infantil. Embora lidar com a tecnologia possa parecer algo introspectivo, utilizar essa estratégia na educação infantil é uma ótima maneira de contribuir para o desenvolvimento do trabalho em equipe e para a comunicação entre as crianças.

Torna o raciocínio mais veloz

A utilização da tecnologia na educação infantil faz com que a criança desenvolva uma série de habilidades importantes, entre elas a capacidade de resolução ágil de problemas e a criação de estratégias diferenciadas para abordar os desafios. A longo prazo, essa é uma característica fundamental para o sucesso na área das ciências exatas.

Estimula a criatividade

O ato de ‘’pensar fora da caixinha’’ é algo que não beneficia apenas as disciplinas como matemática. Essa característica também confere uma possibilidade de ser criativo às crianças, o que melhora consideravelmente o seu rendimento em disciplinas da área de humanas e os torna adultos muito mais capacitados a conviver em sociedade.

Prepara os alunos para o mundo lá fora

Por fim, um dos pontos mais importantes do uso da tecnologia é a capacitação adequada dos alunos para o mercado de trabalho e para a vida. Pessoas integradas com a tecnologia têm tudo para se tornarem profissionais muito mais qualificados e cidadãos integrados com o mundo ao seu redor.

Como a escola pode sair ganhando com a tecnologia?

A escola também pode se beneficiar com a tecnologia em sala de aula? Confira alguns dos benefícios a seguir.

Ajuda a atrair e reter alunos

Escolas que trabalham com metodologias diferentes e abraçam a presença da tecnologia em nosso cotidiano são aquelas que mais atraem e retêm alunos. Afinal, os pais e responsáveis conseguem observar a importância que essas instituições dão à educação oferecida a seus filhos.

Traz mais vantagem competitiva

Há, atualmente, muitas escolas com foco na educação infantil. No entanto, poucas delas estão olhando para o futuro e buscando se adequar às demandas e particularidades do século XXI . Também deixam de lado o que as crianças podem esperar do mercado de trabalho quando concluírem os seus estudos. Por isso, apostar na tecnologia é investir em um bom diferencial.

Torna as aulas mais interessantes e atrativas

Muitos estudantes, hoje em dia, não conseguem focar em aulas com uma metodologia engessada. Isso ocorre devido ao avanço natural das gerações e à familiaridade dessas crianças com a tecnologia. Por isso, utilizar estratégias conhecidas pelos pequenos é uma boa maneira de deixá-los mais engajados e participativos.

Estimula a interação entre professores e alunos

No ensino tradicional, o professor atua como um transmissor de informações, tendo pouca ou quase nenhuma interação com os seus alunos. Nas metodologias que utilizam a tecnologia, no entanto, o aluno é o protagonista da aula e o professor é um guia do conhecimento, interagindo de forma muito mais profunda com a classe.

Capacita o corpo docente

Outra vantagem desse tipo de abordagem para as escolas é a possibilidade de capacitação dos professores e dos próprios gestores. Ao lidarem com uma realidade completamente diferente, tais profissionais se tornam mais qualificados e expandem o seu leque de conhecimentos e capacidades.

Como podemos incluir a tecnologia no dia a dia escolar?

Por fim, chegou o momento de conferirmos algumas dicas práticas para não errar na hora de incluir a tecnologia no contexto escolar. Veja as principais abaixo.

Inclua os pais e os responsáveis

Conversar com os pais e responsáveis antes de dar esse passo é algo fundamental. Com essa medida, é possível observar quais são os seus anseios e receios e, a partir daí, trabalhar todas as dúvidas que surgirem. Assim, há a possibilidade de contar com a participação do núcleo familiar na educação das crianças.

Forneça recursos tecnológicos

Fornecer os recursos tecnológicos fundamentais para que o corpo docente exerça as suas funções é algo indispensável. Por isso, capriche na infraestrutura (que não precisa ser nada extremamente sofisticado) e permita que as aulas sejam feitas da melhor maneira possível.

Insira atividades relacionadas à tecnologia na grade curricular

Uma boa maneira de começar a incluir a tecnologia no dia a dia da educação infantil é inserir, na grade curricular, algumas atividades que trabalhem com essa questão. A programação, por exemplo, é uma disciplina que pode ser trabalhada com crianças de idades tenras, a partir da associação com cores.

Implemente metodologias inovadoras

Por fim, uma recomendação que não pode ficar de fora é: invista em metodologias que buscam a inovação tanto na tecnologia quanto no modo de interagir com os alunos e suas diversas inteligências. A utilização de ferramentas específicas para a educação infantil (que respeitem as suas particularidades e características) é uma estratégia indispensável para instituições especializadas nos pequenos.

Como podemos observar, a tecnologia na educação infantil é algo extremamente vantajoso para a instituição e, obviamente, para os próprios alunos. Com o uso de metodologias inovadoras, por exemplo, podemos fazer com que todos saiam ganhando e melhorar consideravelmente a aquisição de conhecimento por parte dos pequenos estudantes.

Ficou com alguma dúvida sobre o tema ou sobre as metodologias da Happy Code? Se sim, não deixe de entrar em contato! Envie uma mensagem para a nossa equipe, que está sempre à disposição para ajudá-lo e resolver as suas principais dúvidas.

Como tornar sua instituição em uma escola do século XXI

Powered by Rock Convert
Acessibilidade na escola: entenda como a tecnologia pode auxiliar
Post anterior Acessibilidade na escola: entenda como a tecnologia pode auxiliar
O que é o movimento maker e como aplicá-lo na sua escola?
Próximo post O que é o movimento maker e como aplicá-lo na sua escola?
Close