7 erros na captação de alunos que você não pode cometer

7 erros na captação de alunos que você não pode cometer

Todo gestor escolar visa aumentar a captação de alunos. Não é uma tarefa fácil e o insucesso nessa empreitada pode comprometer o planejamento financeiro da escola. E quais são as estratégias para conquistar esse objetivo?

Não existe uma fórmula mágica para resolver a questão, mas é certo que a prospecção de novos estudantes requer estratégias diferentes de outros tipos de negócio. O problema é que nem sempre os gestores escolares se lembram disso, cometendo ações e ineficientes para alcançar mais matrículas.

Pensando nisso, selecionamos os 7 maiores erros na captação de alunos. Também, separamos algumas dicas para você fugir desses problemas. Vamos lá?

Os 7 maiores erros na captação de alunos

A atração de novos estudantes é um dos desafios da gestão escolar. Na tentativa de obter melhores resultados, muitos profissionais pecam pelo uso de estratégias imprecisas. Já outros gestores erram pela falta de planejamento, repetindo ações que não estão adaptadas às mudanças tecnológicas e sociais.

Confira a seguir nossa lista com os 7 maiores erros cometidos na conquista de novas matrículas. Será que você já praticou algum desses desacertos?

1. Não definir metas de captação

Aí está um erro de falta de planejamento. Como é possível avaliar a eficiência das ações para aumentar o número de matrículas se não existe um plano de ação estabelecido?

O primeiro passo é organização. Existe uma equipe dedicada à captação? Definidos os responsáveis, a administração escolar deve estabelecer metas claras e coerentes com as expectativas da escola. Aproveite também para incluir prazos para o cumprimento dessas metas.

2. Não estabelecer um público-alvo

Desenvolver ações para captar alunos sem definir adequadamente qual é o público-alvo da escola é um erro estratégico. Criar ações para atrair novos alunos de forma genérica é oneroso e pouco eficaz.

Ao tentar falar com todos ao mesmo tempo, o risco de não ser ouvido por nenhum pai de aluno em potencial é enorme. Ou você pode atrair para escola perfis de alunos que não se encaixam no perfil da sua instituição.

Invista em ações segmentadas e direcionadas para cativar quem realmente interessa. Lembre-se de que, no caso da escola, são dois os públicos a serem atingidos. Os alunos são o seu objetivo final, mas é preciso primeiro conquistar os responsáveis por esse estudante.

3. Não estimular uma política de indicação

Há os erros pelo excesso, como no caso acima e há a falha pelo lapso, como neste exemplo. O marketing boca a boca é uma estratégia que nunca sai de moda e ignorar o importante papel dos pais e dos alunos para captar novos estudantes pode prejudicar a rentabilidade da escola.

Essas pessoas possuem suas próprias redes de contato com perfis que podem corresponder ao seu público-alvo. Em conversas, pais compartilham com outros pais o que eles valorizam na escola e alunos também conversam com colegas sobre o local onde estudam.

Já pensou em desenvolver uma política de indicação oferecendo condições especiais para quem levar um aluno novo? Pode ser um desconto no pagamento ou até mesmo o brinde. Assim, todos saem ganhando.

4. Não aproveitar o potencial da internet

A tecnologia na escola já é uma realidade. Infelizmente, ela ainda não está 100% presente nas estratégias de atração de novos alunos. Muitas escolas sequer possuem contas nas redes sociais e mal atualizam seus sites.

Todos costumamos utilizar a internet para procurar informações sobre nossos interesses. Aproveite esses canais para apresentar a sua escola e os diferenciais que ela apresenta em relação às outras instituições de ensino. Não se esqueça de informar os canais para contato.

5. Não realizar a gestão de contatos

Outro erro bastante comum é a escola não manter uma lista com os contatos de pessoas que mostraram interesse na instituição. Muitas vezes esse contato espontâneo surge durante o ano letivo e é ignorado pelos gestores.

Lembre-se de que essa procura espontânea pode resultar em uma matrícula no futuro. Dentro do planejamento sugerido no primeiro item, você pode criar um tipo de ficha com informações sobre interessados, por exemplo.

6. Não manter um relacionamento com os interessados

Organizar um banco de dados com o contato de pessoas interessadas em realizar a matrícula é importante. O problema é que muitas vezes essa informação se perde levando com ela oportunidades de negócio.

A decisão de matrícula é como um relacionamento amoroso. Os responsáveis pelo aluno precisam conhecer sua escola, construir um relacionamento para finalmente se decidirem se vão ou não levar esse vínculo a sério.

O primeiro passo foi dado com a manifestação de interesse. Após o contato inicial, que tal agendar uma reunião ou enviar um e-mail apresentando os diferenciais de sua escola?

7. Não organizar o atendimento

A atração de novos alunos muitas vezes é prejudicada nos detalhes. Um mau atendimento no momento de efetivação da matrícula ou a dificuldade de responder às dúvidas dos interessados passa uma má imagem da escola e pode prejudicar a conclusão do negócio.

Por isso, é importante manter os canais de comunicação da escola sempre preparados para acolher as pessoas que entram em contato ou que estão prontas para realizar a matrícula. Nesse caso, um treinamento com a equipe de atendimento pode ser bastante útil.

Como acertar no processo de atração de novos alunos

Junto aos erros já apresentamos algumas dicas para que você consiga captar mais alunos. Vamos ajudar um pouco mais com 3 novos conselhos.

Concentre as ações para os períodos de maior demanda

Já ouviu falar em marketing sazonal? Ele é uma estratégia para aproveitar períodos específicos do ano e intensificar a venda de serviços ou produtos.

No caso das escolas, os primeiros e últimos meses do ano são as épocas nas quais há uma maior oportunidade de captação de alunos. Então, tente priorizar as ações mais intensivas de marketing nesses períodos.

Destaque-se da concorrência

Essa dica vem das universidades que precisaram se destacar em um mercado cada vez mais competitivo. Elas inovaram suas abordagens para conquistar novos alunos partindo de 3 pontos:

  • mostrando-se mais seletivas: a ideia de exclusividade gera interesse;
  • criando programas especiais: a inclusão do ensino de programação e empreendedorismo para a maioria dos cursos é uma tendência que veio para ficar e atrair muitos alunos;
  • entrando em contato com ex-estudantes que hoje também são pais: quando eles sentem orgulho do local onde estudaram, costumam desejar que os filhos frequentem a mesma escola.

Use a localização de sua escola a seu favor

Algumas escolas estão perto das regiões de trabalho dos pais, outras perto das residências. Para eles, isso faz toda a diferença. A localização é um fator determinante no momento em que os responsáveis procuram uma escola para os filhos.

Não se esqueça de apresentar essa informação no momento de divulgar a escola para seu público-alvo. Falar sobre a segurança dos alunos e o controle de acesso também conta pontos a favor.

Você descobriu alguns dos principais erros na captação dos alunos. Refletir um pouco sobre essas ações vai ajudar você a otimizar o processo em sua escola. O sucesso na atração de clientes não acontece da noite para o dia, mas com as dicas para atrair novos estudantes sua escola entra no caminho certo.

Agora que você sabe um pouco mais sobre a captação de alunos, que tal compartilhar este post em suas redes sociais?

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