Marketing digital para escolas: como ele auxilia na captação dos alunos?

Marketing digital para escolas: como ele auxilia na captação dos alunos?

A instabilidade econômica do país e a competitividade característica da área educacional, obrigam os gestores escolares a traçarem estratégias para aumentar a captação de alunos. O marketing digital para escolas pode ser uma boa solução, já que potencializa o alcance e aumenta a visibilidade.

O marketing digital pode ser definido como um conjunto de ações que uma instituição realiza no ambiente online com o objetivo de promover uma marca, seus produtos ou serviços e estabelecer relacionamentos. Essa atuação é fundamental para tornar a sua escola conhecida na internet.

Por isso, neste artigo mostraremos os benefícios que o marketing digital traz para as escolas, além de mostrar algumas maneiras de utilizá-lo. Acompanhe a leitura!

Entenda os benefícios do marketing digital para escolas

Antes de explicarmos de que maneira você pode utilizar as estratégias de marketing digital na captação de novos alunos, vamos mostrar alguns benefícios que ele traz para as escolas. Confira os principais!

Fortalecer a presença online

Cada vez mais as pessoas estão migrando suas ações para o meio digital, portanto, é fundamental estar bem posicionado nesse ambiente. Uma escola que não está presente na internet praticamente não é reconhecida hoje em dia.

O Google e as redes sociais são canais utilizados pela maioria das pessoas que buscam informações sobre marcas e produtos. O investimento nessas estratégias fará com que sua escola ganhe destaque no ambiente online, de forma sólida e consistente, o que deve ser valorizado.

Aumentar a visibilidade da instituição

Com as estratégias corretas sendo empregadas, mais pessoas vão encontrar a sua instituição de ensino, de modo que a exposição e o poder de influência aumentarão. O marketing digital é uma forma de divulgar sua marca de maneira efetiva, trazendo retornos para a escola.

Quanto mais sua escola for vista, maior a probabilidade dela ser lembrada. Portanto, a visibilidade é fundamental nas estratégias de captação de alunos e empreendedorismo, sendo que o marketing digital pode ser o grande aliado nesse processo.

Segmentar o público

As estratégias digitais são diferentes das mídias tradicionais de comunicação, pois elas possibilitam falar com um público muito específico, que realmente esteja interessado no que você tem para oferecer.

Essa segmentação pode ser feita desde o primeiro contato do interessado com a escola, por meio de um anúncio nas redes sociais, por exemplo. Isso transforma a experiência do consumidor e gera uma reação positiva no usuário, que receberá conteúdos que estão relacionados ao seu interesse e perfil.

Investir por um bom custo-benefício

Se você comparar os gastos no ambiente online com outras estratégias de captação de alunos, como banners, outdoors ou propagandas em mídia tradicional, verá que o custo-benefício vale a pena. Além da economia, o alcance das campanhas costuma ser maior e mais preciso, trazendo resultados melhores.

Mesmo com baixos orçamentos, é possível colocar sua publicidade no ar e atrair muitos interessados. É possível alcançar bons resultados mesmo sem investimento algum em mídia, redes sociais ou anúncios pagos, demonstrando a versatilidade e eficiência desse modelo de atração, porém eles não terão tanto impacto quanto as campanhas pagas.

Conheça maneiras de utilizar o marketing digital na captação de alunos

Agora, vamos conhecer algumas formas de usar o marketing digital na captação de alunos. Existem diversas maneiras, mas acreditamos que as apresentadas aqui são as mais eficientes para as escolas. Confira nossas sugestões!

Criar campanhas no Google Ads e Facebook Ads

Com as campanhas no Google ou Facebook Ads, a escola pode captar novos alunos ao anunciar para os pais no momento de procurar por uma nova instituição ensino para seus filhos. Esse alinhamento é um pouco mais difícil quando feito com mídias tradicionais, como jornais, rádios e outdoors.

É possível direcionar os anúncios de forma detalhada, de maneira que eles cheguem ao seu público-alvo. Isso também é interessante, pois é uma estratégia mais efetiva e que vai diretamente ao ponto, podendo trazer mais resultados para a instituição.

Investir em marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é um dos pilares que garantem o sucesso na área. A produção de informação relevante pela instituição contribui para a construção de relacionamentos duradouros com seus interessados, facilitando que futuramente eles se tornem alunos.

O blog é um principal canal dessa estratégia, sendo que ele deve ter conteúdos atualizados e publicados com uma frequência estipulada. Além disso, é importante fazer uma boa divulgação desses materiais, a qual pode acontecer por meio das redes sociais, e-mail marketing e links patrocinados.

Oferecer conteúdo relevante e de qualidade nas redes sociais

As redes sociais estão presentes no cotidiano da grande maioria das pessoas, deste modo, não podem ficar de lado. Boa parte do público-alvo da maioria das instituições de ensino estão nesses sites, sendo necessário produzir conteúdos relevantes e de qualidade para esse espaço.

Para ser eficiente é necessário manter um canal ativo, com a publicação constante de conteúdo e com uma linguagem atrativa. Lembre-se de publicar informações que ajudem a solucionar os problemas e tirar dúvidas dos interessados, pois essa é uma forma de marcar seu nome de maneira positiva.

Estreitar o relacionamento com os estudantes nos meios digitais

Além de gerar conteúdo e propagandas, é interessante aproveitar o meio digital para interagir com os usuários, mantendo um relacionamento eficaz com o público. Esse é um excelente canal para se comunicar com os estudantes e famílias, facilitando a fidelização.

Os estudantes e seus familiares precisam entender que a escola está aberta ao diálogo e que se preocupa com seus alunos. Os meios digitais oferecem uma ferramenta rápida de resolução de problemas, sendo um canal fundamental para tirar dúvidas, fazer apontamentos e gerar satisfação ao consumidor.

Neste artigo, conhecemos mais sobre os benefícios do marketing digital para escolas e algumas maneiras de aplicar essa estratégia para a captação de alunos. Lembre-se de que é fundamental mensurar os resultados das ações, pois isso permite a correção de erros no processo criativo e a potencialização dos acertos.

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