Descubra porque a matrícula online facilita a aquisição de alunos

Descubra porque a matrícula online facilita a aquisição de alunos

A captação de alunos é objetivo de qualquer instituição de ensino, sendo que várias atitudes ajudam a potencializar esse processo. Disponibilizar a matrícula online pode ser uma forma eficiente para alcançar mais estudantes.

Os pais e responsáveis costumam ser atarefados e gostam de soluções rápidas e eficientes para seus problemas, por isso, buscam locais modernos e desenvolvidos, que possam facilitar os processos e trazer agilidade. A velha espera em filas e em secretarias não é atraente, o que pode gerar a desistência e procura por uma opção moderna.

Pensando nisso, explicaremos como funciona o processo de matrícula online, além de mostrar de que modo ele facilita a aquisição de novos alunos e melhora o posicionamento da escola. Acompanhe a leitura!

Como funciona a matrícula online?

A matrícula online é uma ferramenta do sistema de gestão escolar que permite aos responsáveis efetuar essa etapa de forma online. Dessa maneira, a instituição disponibiliza um link ou o acesso a um sistema, e o interessado preenche seus dados, documentos e o que mais for necessário para efetuar seu cadastro.

Cada instituição pode escolher se prefere fazer o processo inteiramento online ou apenas adiantar algumas partes. É possível realizar todo o processo de forma digital, mas há escolas que ainda preferem que a finalização do processo seja feita presencialmente.

É interessante ressaltar que a matrícula é o primeiro contato do aluno com a instituição. Quando o processo é desatualizado, lento e burocrático, pode gerar desinteresse e até mesmo uma imagem de desorganização. Isso prejudica a captação de novos alunos e a retenção dos estudantes que já estão na escola.

Como ela facilita a aquisição de novos alunos?

De modo resumido, o processo digital facilita a aquisição de novos alunos. Isso acontece em razão da facilidade e disponibilidade que o sistema proporciona. No atendimento tradicional, os interessados precisam se adequar aos horários da instituição e ir até o local para finalizar a matrícula.

Já na alternativa online funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, o que permite que o processo seja efetuado no momento e dia que for melhor para os responsáveis. Essa é uma facilidade que é muito valorizada, pois, além do tempo economizado, é possível realizar esse processo durante a noite, feriados ou fins de semana.

A sociedade está muito conectada com a tecnologia, e as soluções digitais são uma excelente alternativa para modernizar os processos e tornar a escola mais atrativa. Os pais e responsáveis procuram instituições de ensino que estejam antenadas para os avanços tecnológicos e que preparem os estudantes visando ao desenvolvimento nessa área.

Proporcionar a opção de um sistema digital para matricular as crianças é uma maneira de gerar mais confiança para os pais e responsáveis, pois mostra que a escola é atualizada, segura e está acompanhando as mudanças que acontecem no mundo. Dessa maneira, a escola passa uma mensagem clara de que é moderna, não penas no discurso, mas também em seus processos.

Quais são os principais benefícios?

Agora, que você já viu como a matrícula online facilita a aquisição de novos alunos, vamos conhecer mais alguns benefícios que o recurso proporciona. Confira!

Experiência agradável

O primeiro benefício é a experiência agradável para pais e alunos. A boa experiência com um sistema digital ajuda a aumentar credibilidade e confiança, além de trazer vantagens.

As pessoas buscam autonomia e agilidade nas atividades que costumam tomar tempo. Por isso, resolver de maneira simples e fácil as questões burocráticas das matrículas é um diferencial relevante, tanto para os interessados quanto para os colaboradores.

Simplificação dos processos

Armazenar todas as documentações e informações de cada aluno de forma manual é uma tarefa complicada e que potencializa a existência de erros. Quando todo o processo é feito de forma automatizada, o trabalho é simplificado, sendo mais fácil acessar e controlar as informações.

Com isso, a instituição ganha tempo e recursos para investir em outras etapas de trabalho. O tempo gasto no armazenamento dos documentos, atendimentos e na correção de dados cadastrados de forma errada é destinado para a otimização de atividades que trarão mais qualidade para a escola.

Organização

Ao receber os dados dos alunos de forma automatizada, eles ficarão armazenados em uma ferramenta digital. Isso facilita o controle dos dados, pois a escola recebe notificações a cada movimentação na plataforma, controlando as matrículas, pagamentos e demais ações.

O sistema de matrícula online normalmente é integrado a uma ferramenta de gestão escolar. Assim, é possível mantê-los organizados e ainda economizar o espaço físico que o arquivamento dos contratos em papel ocuparia.

Extinção das filas

Evitar filas é uma das principais vantagens que a matrícula online traz. Esse benefício é bom, tanto para escola quanto para os interessados. Embora isso não aconteça durante todo o ano, é melhor evitar que os pais precisem ficar em uma fila demorada para resolver o que for necessário.

Ninguém gosta de ter quer esperar para ser atendido, pois todos têm compromissos e atividades para serem cumpridas. A utilização sistema faz com que as escolas sejam valorizadas pelos pais, que reconhecem o esforço feito para facilitar essa tarefa.

Otimização do tempo

A otimização do tempo contribui para os dois lados. Os responsáveis economizam tempo de deslocamento até a escola e podem fazer os processos no horário que desejarem, não ficando restritos ao funcionamento da instituição.

Do lado da escola, são economizados os tempos de atendimento que seriam feitos na secretaria da instituição, ocupando profissionais durante várias horas. Ao realizar o processo online, esses colaboradores podem continuar suas demandas diárias, aliviando o fluxo de trabalho e melhorando a gestão escolar.

Como vimos durante o texto, a matrícula online é fundamental para a aquisição de novos alunos. Portanto, busque implementar essa alternativa assim que for possível na sua instituição de ensino, pois a mudança traz benefícios para escola e permite que os interessados matriculem seus filhos de forma simples e ágil.

Gostou de aprender mais sobre este importante tema? Então, aproveite para seguir nosso Facebook e receber outras informações importantes sobre gestão escolar!

Powered by Rock Convert
Post anterior Pensamento computacional: saiba como aplicar à realidade das escolas
Próximo post 5 razões pelas quais a relação entre família e escola é tão importante
Close