4 metodologias de ensino inovadoras que você deve conhecer

4 metodologias de ensino inovadoras que você deve conhecer

As metodologias de ensino inovadoras estão chamando bastante a atenção de todos os membros da comunidade escolar. Um dos motivos é o foco em tornar o colégio um local mais próximo da realidade dos estudantes.

Não adianta somente apresentar conteúdo para as crianças e os adolescentes, pois são necessários estímulos para o aprendizado ser consistente e agregar valor à vida dos alunos. A escola precisa ocupar um espaço de parceira na aquisição do conhecimento. Do contrário, ficará sendo cada vez mais obsoleta.

Neste post, apresentaremos uma definição sobre métodos inovadores de ensino e quatro metodologias que têm como intenção melhorar a qualidade do ensino e a relação dos estudantes com o colégio. Confira!

Saiba o que são metodologias inovadoras de ensino

Elas podem ser definidas como propostas que buscam adotar recursos tecnológicos para engajar e aperfeiçoar o desempenho dos estudantes. A meta é fazer com que os alunos tenham maior envolvimento com o conteúdo apresentado em sala de aula e passem a ter maior protagonismo na aquisição de conhecimento.

O professor deixa de ser o único responsável por transmitir conhecimento, porque os alunos passam a buscar informações de outras fontes (sites, redes sociais etc.) para interagir e compreender melhor o que está sendo abordado.

Veja como usar essas metodologias na escola

Para qualquer gestor de escola, ter uma visão ampla sobre as metodologias inovadoras de ensino é muito importante. Por outro lado, também é primordial saber como aplicá-las no colégio. Pensando nisso, destacaremos quatro métodos que visam tornar o aprendizado cada vez mais consistente.

1. Metodologia ativa

O contexto de inovação nas escolas favorece o uso da metodologia ativa. Ela tenta colocar o aluno mais no centro do processo de aprendizagem. Afinal, o estudante que está em sala de aula já tem as informações à disposição dele.

Ele acessa o Google ou o YouTube e assiste a uma aula. Depois, pode ler um conteúdo para conseguir se informar. Por isso, papel do docente na sala de aula é fazer que a criança ou adolescente se aproprie das informações coletadas.

A metodologia ativa traz o aluno para o centro do processo e torna o professor um mediador. Além disso, busca a união entre tecnologia e educação, pois o mundo virtual desempenha um papel importante no desenvolvimento do estudante, auxiliando com atividades e dinâmicas fora de sala (games, estudos, exercícios e pesquisas).

Assim, o aluno busca assimilar o conteúdo de maneira autônoma, enquanto o docente atua como um intermediador, tirando dúvidas e avaliando o caminho percorrido para adquirir conhecimento.

Outro ponto interessante da metodologia ativa é o compartilhamento do saber entre os estudantes. Estimulados ao debate, expõem as opiniões em sala, o que aguça o senso crítico. Assim, o aluno deixa de ser passivo e de ficar apenas ouvindo o professor. Isso é importante para ele ser mais ativo, contribuindo para a aprendizagem dele e dos colegas.

2. STEAM

Também faz parte das metodologias de ensino inovadoras a proposta STEAM. Ela prioriza trabalhar de forma interdisciplinar para que todos os conceitos tenham sentido. Esse método contribui para o aluno ter uma visão mais rica do que está sendo estudado.

Assim, ele compreende, por exemplo, a necessidade de entender sobre placas tectônicas. Isso porque receberá informações sobre como esse assunto interfere em outros segmentos (construção civil, mudança global de clima, agricultura etc.). O STEAM deseja fazer com que o aluno entenda como o aprendizado não envolve somente as placas tectônicas, mas também a necessidade de compreender a importância do tema em outras áreas.

É uma postura que não havia nos colégios no passado. Em muitas escolas, isso ainda não é executado. Na Happy Code, as metodologias de ensino inovadoras estão sendo aplicadas. O STEAM é usado nos cursos realizados pela instituição, como robótica e programação para crianças.

Quando o desenvolvimento de game é trabalhado em sala, são adotadas noções de plano cartesiano e de espaço, além de conceitos de Física. Se tem o lançamento de um objeto, o aluno tem que entender o quanto de força incidirá naquele objeto.

Assim, o STEAM trabalha de forma interdisciplinar, algo que está no escopo das metodologias inovadoras de ensino. Na Happy Code, a criação de um aplicativo envolve uma temática de conscientização sobre leitura, análise de problema e dificuldade. Vai muito além, por exemplo, de criar um app que forneça livros dentro dele. Dessa forma, essa metodologia envolve todo um trabalho muito voltado para o desenvolvimento das habilidades e competências do século 21.

3. Ensino híbrido

É uma das metodologias de ensino inovadoras que se destaca pelo foco em integrar o mundo físico com o digital. Dessa forma, são adotadas duas dinâmicas para o desenvolvimento do aprendizado. Ou seja, existe o foco na apresentação de conteúdo presencial e, ao mesmo tempo, são feitas atividades em que a tecnologia contribui para a aquisição de conhecimento.

Esse processo também contempla o que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) trouxe com relação ao desenvolvimento de competências digitais. A BNCC veio endossar o princípio e o propósito dos materiais da Happy Code.

É de mais oportunidades de adquirir conhecimento que os alunos precisam para obter melhores resultados. Muito antes da BNCC, a Happy Code já buscava oferecer o uso da tecnologia além do entretenimento e do uso de programação. Nesse contexto, o aluno faz um jogo e entende que essa iniciativa pode servir para muitas atividades diferentes.

Um desafio nesse sentido é que esse trabalho não gera métrica. Afinal, o trabalho da escola é desenvolver habilidades e competências em crianças. Então, o quão competente alguém é de 0 a 10? É uma pergunta à qual você não consegue responder.

Quando são destacadas competências e habilidades, não é possível mensurá-las. É difícil conseguir colocar isso no boletim, prática exigida no ambiente escolar e que os pais têm expectativa. Essa mudança é complicada, pois vai muito além das paredes da escola e da sala de aula.

4. Movimento maker

O movimento maker veio ao encontro das metodologias inovadoras de ensino. Essa situação ocorre porque, ao adotar essa abordagem, é possível associar várias disciplinas e vários docentes em um projeto.

Com uso dessa metodologia, as informações em conjunto passam a fazer sentido para o aluno. Ele precisa perceber que os conteúdos de Física, Ciências e Matemática podem ser úteis para resolver um problema, como montar um braço mecânico de Lego.

Entenda como combinar o tradicional com o inovador

A junção entre tecnologia e educação é algo que pode ser perfeitamente aplicada nas instituições de ensino, porque oferece ao estudante mais experiências fora da sala de aula, o que torna o saber mais interessante e democrático.

Por isso, é importante ter um ensino que ofereça um suporte por meio de recursos tecnológicos (videoaulas, games, tutoriais etc.). Dessa forma, o professor deixa de ser o único responsável pela transmissão de conhecimento e passa a ter um papel mais voltado a garantir o entendimento do conteúdo.

Muitas escolas optam por combinar o estilo tradicional com o inovador. Isso é feito com os docentes tendo uma participação ativa na proposição de conteúdo e na forma como as disciplinas são trabalhadas em sala de aula. O uso do quadro e a exposição dos temas pelo professor de forma intensa continuam sendo atividades frequentes. Por outro lado, são adotados recursos tecnológicos para reforçar e trazer mais dinâmica ao aprendizado.

A partir dessa leitura, fica mais claro como as metodologias de ensino inovadoras merecem um espaço maior em sala de aula. Elas favorecem o engajamento do aluno, que passa a ter uma maior participação no aprendizado e na formação do próprio conhecimento.

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