9 estratégias de fidelização de alunos para aplicar na sua escola

9 estratégias de fidelização de alunos para aplicar na sua escola

6 estratégias de fidelização de alunos para aplicar na sua escola

Uma maneira de uma instituição de ensino verificar que está desenvolvendo um trabalho de alta qualidade é por meio do nível de fidelização de alunos. Afinal, o grau de envolvimento dos estudantes com a escola mostra como eles estão satisfeitos com as ações realizadas e o aprendizado.

Um colégio deve ter bastante planejamento para implantar uma estratégia que tenha foco na retenção dos alunos, pois esse é um fator primordial para o fortalecimento da imagem. À medida que uma escola é bem avaliada pelo público-alvo, maiores são as chances de expandir a presença no mercado.

Neste post, abordaremos 9 dicas valiosas para as instituições de ensino estarem mais preparadas para fidelizar os estudantes. Confira!

1. Reconheça a importância da família

Um passo importante para a escola ser bem reconhecida é valorizar a família. Hoje, muitos estudantes têm mais contato com os professores do que com os próprios pais. Deixar claro que isso é uma preocupação do colégio passa mais credibilidade aos responsáveis na hora da escolha da instituição.

Isso mostra que os docentes podem contribuir bastante não apenas para a formação intelectual dos alunos, mas também para a construção da personalidade (maneira de se relacionar com as pessoas e noção dos direitos e deveres).

Esse cenário faz com que seja importante que os familiares sejam convidados para reuniões com os professores na escola. Essa iniciativa pode ser feita trimestralmente e é uma forma de os responsáveis terem um contato mais próximo com os docentes para compreenderem melhor o comportamento dos filhos no ambiente escolar e nos demais segmentos sociais.

Os pais e responsáveis também podem ser convidados para participar de eventos promovidos pela escola, tais como feira de ciências e peças teatrais com a participação dos alunos. Essa medida cria maior proximidade entre a família e a instituição, o que é bastante positivo.

2. Aposte no bom relacionamento com os estudantes

Se um colégio tem como meta a fidelização de alunos, precisa investir em ferramentas que propiciem aos estudantes apresentarem sugestões e críticas sobre o andamento das aulas e a infraestrutura da escola. Essa oportunidade pode ser feita por meios digitais (aplicativos, sites etc.), o que chama mais a atenção das crianças e adolescentes que adotam a tecnologia para diversas tarefas do cotidiano.

Uma ideia de um aluno pode ser bastante útil para a melhoria da qualidade do ensino. Além de oferecer um espaço, é válido mostrar que uma inovação adotada foi apenas possível graças à colaboração de um estudante. Isso vai motivar os demais a se expressarem, o que ajudará a escola a entender melhor seu público e a buscar a melhoria contínua de forma mais inteligente.

Também é interessante os professores e demais colaboradores estarem abertos ao diálogo e a conversarem sobre situações que podem prejudicar o ambiente escolar, como casos de bullying. É importante que a instituição tente compreender qual a perspectiva do estudante sobre aquele espaço e sobre as experiências vivenciadas ali. Os alunos, ao se sentirem acolhidos, estarão mais envolvidos com o colégio e dispostos a aprender.

3. Invista nas aulas inovadoras

Já foi o tempo em que o ensino se baseava apenas na leitura dos livros e na exposição do professor. De olho nessa tendência, algumas escolas estão apostando em outros recursos para atrair os estudantes. Um deles envolve a gravação de vídeos por meio de uma plataforma online, em que o professor e os alunos comentam, por exemplo, um tema que pode ser cobrado na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Os jogos educativos são mais uma alternativa para inovar no aprendizado. É possível aproveitar esse recurso para trabalhar o conteúdo de uma matéria. Em Biologia, por exemplo, os estudantes podem usar o game Minecraft para construir um ecossistema citado em sala de aula.

É importante que recursos tecnológicos sejam explorados a partir de boas metodologias e sistemas eficientes. Com isso os estudantes conseguem desenvolver seus conhecimentos nessas áreas e aumentam o seu engajamento em aulas.

O uso de ferramentas tecnológicas é, portanto, uma medida que contribui para a fidelização de alunos, pois é uma maneira mais lúdica e atraente de reforçar o aprendizado.

4. Ofereça atividades extracurriculares

Na correria do cotidiano, muitos pais têm dificuldades de levar os filhos para atividades fora do horário da escola. Pensando nisso, alguns colégios oferecem projetos extracurriculares que envolvem, por exemplo, o ensino da robótica, que é excelente para o desenvolvimento do raciocínio lógico.

Há também a oferta de atividades como dança, esporte, música e o ensino de outros idiomas. Disponibilizar oportunidades para a diversão e o reforço do aprendizado no ambiente escolar é uma iniciativa que deixa os alunos ainda mais conectados à instituição.

Com certeza, os pais ficam satisfeitos com um colégio que oferece um ensino de alta qualidade e iniciativas que propiciam aos estudantes o desenvolvimento da sociabilidade e da cultura, além do conhecimento do próprio corpo. Da mesma maneira, os alunos associam a instituição a vivências prazerosas e estimulantes, o que melhora o seu relacionamento com a escola.

5. Saiba divulgar as ações realizadas

É bastante positivo contar com professores qualificados, atividades extracurriculares atraentes e uma excelente infraestrutura. Mesmo assim, uma instituição de ensino precisa do marketing para fortalecer a marca e construir uma imagem positiva sólida.

Um colégio deve apostar bastante nas redes sociais. Ter um perfil no Facebook e no Instagram é imprescindível não apenas para divulgar as ações realizadas, mas também para criar um vínculo mais forte com estudantes, docentes e demais segmentos da comunidade escolar.

O anúncio em jornais, emissoras de TV e rádio é mais uma opção para projetar o colégio, desde que o público-alvo da instituição faça parte da audiência desses veículos. Outra ação válida é utilizar o e-mail e o WhatsApp para comunicar os pais sobre as reuniões e outros eventos que serão promovidos pela escola.

Muitos colégios também estão explorando o marketing de conteúdo. Com o uso de blogs corporativos, as instituições de ensino reforçam temas importantes para a comunidade escolar ficar mais engajada, o que favorece o aprendizado e o maior envolvimento da família com os filhos.

6. Valorize os professores

A fidelização de alunos somente é possível quando a escola tem professores qualificados e que saibam se relacionar com os estudantes. Se um docente for muito técnico, mas não tiver empatia, pode tornar o ensino pouco estimulante, o que afeta negativamente o aprendizado.

Para evitar esse problema, é válido as escolas investirem em um programa de capacitação continuada. Nele será possível adotar medidas para eliminar os pontos fracos do professor e aproveitar melhor as potencialidades dele.

É importante estabelecer uma boa relação com a rede de colaboradores, para que eles tenham envolvimento com a escola. Uma instituição de ensino que não valoriza os profissionais está abrindo espaço para a concorrência.

7. Evite a saída de alunos

Eventualmente acontecerão problemas internos, conflitos com estudantes e insatisfações com a família. É fundamental que a escola esteja preparada para lidar com essas situações e evitar a evasão. Para isso, é importante que o gestor acompanhe o desenvolvimento das propostas pedagógicas e veja como isso impacta nos alunos.

A escola pode realizar pesquisas de satisfação para a família e, como já foi dito, também oferecer um espaço para que o aluno fale sobre a sua experiência e as suas percepções a respeito da instituição.

Da mesma maneira, a dificuldade de lidar com os custos escolares pode ser um fator para a saída de alunos. Uma alternativa para contornar o problema é oferecer a possibilidade de renegociação de dívida. É importante mostrar compreensividade com a família, para que ela se sinta valorizada e queira manter o vínculo com a instituição.

8. Incentive o marketing de defensores

Já ouviu falar na estratégia do marketing de defensores? Trata-se de uma forma de mostrar que a instituição é interessante, por meio do próprio cliente, que, nesse caso é o aluno. Incentivar os alunos a mostrarem como o colégio em que eles estudam é bom, divertido e sério, é uma ótima maneira de construir uma boa imagem.

Isso ajuda a fidelizar os alunos, pois eles perceberão que estudam em um local interessante e privilegiado, além de ser um atrativo para novas matrículas. Para isso, é válido promover atividades diferentes e incentivar que elas sejam compartilhadas nas redes sociais, além de ter ações onde o aluno é protagonista. Da mesma forma, ter um espaço bonito e agradável é fundamental para que os jovens sintam vontade de mostrar nas redes sociais.

9. Foque no bom atendimento

O atendimento é essencial para que qualquer negócio tenha sucesso e isso também vale para as escolas. É importante que o local seja acolhedor e receptivo e que os colaboradores estejam empenhados na solução de problemas e melhorias.

Nesse sentido, é preciso ter sistemas informatizados e eficientes para comunicação, que permitam a resolução de problemas online. Da mesma forma, a transparência no contato com o aluno e a família é fundamental. As rotinas e atividades precisam estar atualizadas e o tratamento deve ser cordial com qualquer pessoa.

Com planejamento, criatividade e bom senso, uma escola tem boas chances de obter sucesso nas estratégias de fidelização de alunos. É importante que exista um esforço diário par manter a satisfação do público, além de contar com sistemas de monitoramento de resultados que indiquem as melhores ações a serem adotadas. Nesse sentido, uma instituição de ensino que não é capaz de envolver os estudantes, terá sérias dificuldades para se manter no mercado.

A instituição precisa ser acolhedora e transmitir confiança a todos. Entenda por que é tão importante ter uma boa relação entre a escola e a família.

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