Conheça os benefícios da metodologia STEM na educação infantil

Conheça os benefícios da metodologia STEM na educação infantil

Conheça os benefícios da metodologia STEM na educação infantil

Prestar atenção nas tendências de ensino é algo primordial para qualquer gestor escolar, principalmente se ele pensa em deixar a escola atualizada e competitiva. Por acaso você já ouviu falar da metodologia STEM na educação infantil?

A sigla vem do inglês e diz respeito a quatro áreas de conhecimento muito aplicadas na atualidade: Science (Ciência), Technology (Tecnologia), Engineering (Engenharia) e Math (Matemática). Esse método tem o intuito de alinhar as disciplinas, inspirando a criatividade, o pensamento crítico e mostrar que as habilidades tecnológicas fortalecem a confiança dos jovens.

Para tanto, neste artigo você vai conhecer mais sobre o STEM, seus benefícios, como pode ser aplicado na educação infantil e como é importante contar com a parceria de quem entende bem do assunto. Continue a leitura e confira!

Quais são os benefícios do método STEM na educação infantil?

O método STEM é um dos mais procurados hoje em dia e isso não acontece à toa, pois ele oferece vários benefícios para o desenvolvimento das crianças. Normalmente, os projetos são trabalhados em grupos pequenos, visando sempre estimular a participação das crianças e identificar como elas expressam suas ideias.

A forma como os alunos da educação infantil procuram se fazer entender é muito especial e merece ter uma atenção, pois eles estão descobrindo o mundo e querem manifestar suas primeiras impressões, gostos e vontades. A seguir, veja quais são as principais vantagens do STEM na educação infantil.

Alfabetização

Sabemos bem que o processo de aprender é um dos momentos mais mágicos na vida de qualquer pessoa e, durante a infância, reparamos em tudo e queremos entender o que acontece. Os alunos têm a liberdade de elaborar perguntas e descobrir caminhos diferentes para resolver os projetos propostos, o que impulsiona o interesse deles em saber mais e colocar em prática o que aprendem no dia a dia.

Educação financeira

Esse é um aspecto que muitos adultos acabam passando por apuros, pois não tiveram ensinamentos de como poupar dinheiro ou ter planos a curto, médio e longo prazo. A educação financeira é primordial para a vida de qualquer pessoa, sendo que com o STEM e o desenvolvimento do senso de responsabilidade, as crianças aprendem a importância da economia de recursos para aplicarem suas ideias nos projetos.

Pensamento crítico

Por meio da interação de disciplinas e a criação dos mais diversos problemas a serem resolvidos, as crianças criam um senso lógico, geralmente ligado à matemática ou linguagem de programação. As ideias começam a serem organizadas e o aluno entende que é preciso cumprir os passos designados para chegar a um objetivo, fazendo com que o conceito de imediatismo seja diluído aos poucos.

Criatividade

Talvez essa seja uma das habilidades mais exploradas, pois, tendo em vista que a tecnologia auxilia na resolução de problemas, as crianças são direcionadas a usarem toda sua criatividade para chegarem ao resultado do exercício. Esse é um ponto fundamental na educação infantil, pois permite que os pequenos possam entender que em situações limitantes existe sempre uma saída

Liderança

O senso de liderança é um dos fatores primordiais na vida adulta, mas precisa ser visto desde criança para tornar isso algo natural. Com a metodologia aplicada na educação infantil, haverá sempre alguém no projeto responsável por organizar as ideias propostas e conduzir a equipe, mostrando a liderança para exercer tal papel.

Consciência Social

Por último, entenda que a tecnologia pode promover o bem e o método STEM na educação infantil é perfeito para mostrar noções de companheirismo, colaboração, interação, respeito ao próximo e demais características voltadas para a consciência social. É de suma importância que cada um deles consiga compreender a importância do coleguinha na tarefa e saibam que o espírito de equipe deve prevalecer.

Como ocorre o processo de implementação da metodologia na escola?

Embora não exista um passo a passo de como implantar a metodologia na escola, não há muito segredo em relação a isso para os gestores. Ao contrário do que muitos imaginam, não é preciso colocar milhares de equipamentos de primeira geração, mas, sim, ter um pequeno investimento e a vontade contínua de proporcionar o que há de melhor no ensino.

O STEM trabalha com a problematização, ou seja, serão utilizadas situações cotidianas do contexto da escola, da região em que estão ou do dia a dia do aluno, pois fica muito mais fácil lidar com algo que já é da sua vivência. No entanto, existem várias possibilidades de trabalhar com o método em si nas escolas, tais como, pesquisas, projetos de prototipagem e a internet das coisas.

A versatilidade desse tipo de ensino promove uma integração não apenas entre as disciplinas abordadas pelos professores, mas também entre as crianças na questão de entenderem que todas as áreas estão conectadas de alguma maneira. Os educadores devem apontar as direções a serem seguidas, porém, sem oferecer as respostas de cara, fazendo com que os estudantes pensem e desenvolvam a autonomia.

Qual a importância da parceria com a Happy Code?

É inegável que contar com a parceria de uma empresa que possa orientar os educadores e implantar a metodologia STEM na educação infantil seja algo de muito proveito, afinal, é a oportunidade de estar a par das novidades da educação. O método da empresa Happy Code, por exemplo, é todo baseado no STEM e a utilização de recursos complementares, como o design thinking.

Algo bacana de perceber nessa empresa é que todos os cursos oferecidos utilizam do STEM para o desenvolvimento dos jovens, com o propósito de apresentar soluções viáveis para cada projeto. A instituição de ensino que fizer essa parceria tem a vantagem de aplicar a metodologia com o know-how dos cursos da Happy, tendo à disposição os benefícios abaixo para aprimorar as competências digitais.

Referência no ensino STEM

A Happy Code é considerada uma empresa de excelência no mercado e isso não é por acaso, tendo em vista que é referência global no método STEM e está presente não apenas no Brasil, mas nos Estados Unidos, Espanha e Portugal também. Ela prepara os alunos para profissões que tenham ligação com tecnologia ou não, tendo como prioridade o trabalho em equipe, o planejamento e a melhora no ensino.

Capacitação dos professores

Pelo fato de ocorrer uma mudança cultural no contexto escolar, os educadores perceberão que a presença deles está mais ligada à função de mentor, mostrando que o aprendizado será mais qualitativo do que quantitativo. Isto é, com a metodologia STEM os professores serão capacitados para entenderem as particularidades desse tipo de ensino e trabalharem as habilidades dos alunos constantemente.

Suporte técnico

Logicamente que, por ser algo inovador, as escolas necessitam de um acompanhamento básico nos primeiros momentos, e aí é que entra o suporte da Happy Code para a unidade franqueada. Do momento da aquisição até a aula em si, existe o olhar atento dos profissionais experientes da Happy, orientando a respeito do formato das aulas, dando treinamentos e facilitando o processo de implementação do STEM.

Portanto, perceba que o ensino mudou muito no século XXI e, com isso, as instituições de ensino precisam se adaptar para proporcionar aos alunos o melhor aprendizado possível e dar segurança aos pais de que seus filhos estão se desenvolvendo adequadamente. Nesse momento, o método STEM na educação infantil aparece como um aliado importante nessa missão.

Se você gostou deste artigo e quer entender um pouco mais do que fazemos e como podemos facilitar a vida dos educadores e da escola, então entre com contato com a gente para explicarmos o que é necessário para começar com o STEM!

Por que se tornar parceira da Happy Code? Conheça 6 benefícios
Post anterior Por que se tornar parceira da Happy Code? Conheça 6 benefícios
alunos do ensino médio
Próximo post Como manter os alunos do ensino médio engajados com o aprendizado?
Close