Captação de alunos: 14 dicas essenciais para conseguir aumentá-la!

Captação de alunos: entenda como aumentar com 14 dicas

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Com a instabilidade econômica em nosso país e a concorrência acirrada no mercado de educação, manter e atrair novos estudantes torna-se uma tarefa bastante complexa, que exige um planejamento prévio solidificado com foco na captação de alunos.

A boa notícia é que existem estratégias determinantes capazes de alavancar um negócio educacional e diferenciá-lo da concorrência. Interessou-se pelo tema? Então, continue a leitura deste artigo. Separamos 14 dicas especiais para você começar a captar mais alunos agora mesmo. Confira!

1. Ofereça um ensino de qualidade

Investir em um ensino diferenciado e de qualidade é uma ação consideravelmente simples, mas essencial para potencializar a captação de alunos. Por isso, certifique-se de disponibilizar cursos atualizados e com conteúdos programáticos em sintonia com a demanda do mercado de educação.

Além disso, reflita sobre os principais pontos que fazem sua escola se sobressair em relação às demais — o que a torna especial e singular? Quais experiências ela oferece que as outras não conseguem? Compreenda qual é o seu diferencial e não hesite em utilizá-lo ao seu favor.

2. Aposte em canais de comunicação eficientes

Graças à internet e aos inúmeros avanços tecnológicos, é possível que instituições adotem canais de comunicação inovadores, instantâneos e muito mais próximos da comunidade escolar e de potenciais estudantes.

Assim, perguntamos: seu colégio tem uma página no Facebook? Está no Instagram ou alimenta um perfil no Twitter? Saiba que as redes sociais são ferramentas poderosas para alavancar a captação de alunos — afinal, transpõem barreiras e apresentam um poder de alcance gigantesco. Por isso, não podem ser subestimadas!

É interessante apostar ao máximo nas potencialidades desses canais. Dessa forma, recomendamos que você crie e divulgue periodicamente conteúdos criativos e de qualidade acerca das atividades que ocorrem em sua escola. Assim, será mais fácil mostrar ao mercado tudo o que pode oferecer com elevada qualidade no momento.

3. Adote estratégias de marketing digital

Você sabe o que é marketing digital? Trata-se de um conjunto de ações que uma instituição realiza no ambiente online com o intuito de consolidar uma marca, promover produtos ou serviços e, ainda, estabelecer e nutrir relacionamentos. O conceito é essencial para tornar sua escola conhecida na internet.

Você se lembra que destacamos a importância de investir em canais de comunicação? E que as redes sociais são aliadas significativas na captação de alunos? Nesse ponto, o marketing digital pode ajudá-lo, pois ele estabelecerá estratégias para que você atinja seu público-alvo de maneira certeira nesses canais.

Mas sua utilização não se restringe somente a isso. Existe uma série de atividades que são realizadas na internet para aperfeiçoar a captação de alunos. Confira algumas a seguir:

  • links patrocinados;
  • inbound marketing;
  • e-mail marketing;
  • blog;
  • site institucional;
  • SEO/SEM.

4. Contrate professores qualificados

corpo docente desempenha um papel vital dentro das escolas, pois é responsável por formar jovens mais conscientes e capacitados para viver em sociedade. Por isso, é importantíssimo contratar professores qualificados e, além disso, incitar a formação continuada desses profissionais por meio de cursos de pós-graduação, de extensão etc.

Observe a quantidade de mudanças que ocorreram em nosso mundo nos últimos anos. Quantas novidades transformaram o mercado de educação? Existem inúmeras novas tendências — como o currículo flexível — que permeiam e afetam diretamente o setor. Seus professores conhecem todas elas? Você pode dizer, com toda a certeza, que fornece meios para deixá-los atualizados? Se não, está na hora de reverter isso!

5. Conheça o perfil do aluno que deseja para a escola

A quinta dica é ignorada pela maioria das pessoas em muitos setores — e com o educacional, não é muito diferente. No entanto, é imprescindível conhecer a fundo o perfil do público-alvo que se deseja atrair para qualquer empresa. Na verdade, caracterizamos esse ponto como obrigatório.

E não é exagero: não é possível efetivar a captação de alunos sem conhecê-los verdadeiramente. Sem essa etapa, as ações de marketing digital serão ineficientes. Então, realize uma pesquisa para entender os gostos desse público em potencial e veja, por exemplo, quais canais de comunicação ele mais utiliza.

Sugerimos que você tenha ao seu alcance o máximo de informações possíveis sobre ele. Afinal, esses dados serão de suma importância para que você construa um planejamento de captação de alunos sólido e funcional.

6. Incentive o boca a boca de alunos e familiares

Não há nada mais atrativo para o público-alvo do que identificar que os estudantes estão felizes e satisfeitos com os serviços que você oferece. Essa questão, muitas vezes, é decisiva para que algumas pessoas efetivem a matrícula.

Por esse motivo, é preciso cuidar dos seus estudantes de perto, dedicando-lhes muita atenção. São eles e seus respectivos familiares que podem indicar uma instituição com mais propriedade, reconhecendo valores e qualidades.

Ao sentirem-se acolhidos, reconhecidos e amparados, com certeza recomendarão sua escola. Nesse sentido, isso facilita bastante o trabalho de captação de alunos.

7. Utilize um software de gestão escolar

Você sabia que existem softwares de gestão escolar especializados em captar e reter estudantes? Essas ferramentas otimizam e facilitam diferentes ações do dia a dia, como envio de mensagens por SMS, disparo de e-mail marketing e realização de matrículas online.

São ferramentas que consolidam inúmeras informações e, de quebra, integram vários setores — marketing, recursos humanos, financeiro, administrativo, entre outros. A tecnologia também gerencia dados fundamentais para o relacionamento com toda a comunidade escolar.

E tem mais: esses programas são adaptados de acordo com a realidade e as necessidades de uma instituição. Muito bom, não é mesmo? Se você deseja ter uma visão completa do seu negócio educacional, precisa apostar nessa solução!

8. Adote um sistema de CRM

Outra forma de utilizar a tecnologia para a captação de alunos é por meio de um software de CRM, ou Customer Relationship Management. Essa ferramenta se caracteriza por integrar os setores de marketing e de vendas. Assim, fica muito mais fácil essas duas áreas seguirem uma mesma estratégia.

O CRM permite obter dados sobre diversos segmentos do público-alvo, como:

  • estudantes;
  • ex-alunos;
  • pais;
  • responsáveis;
  • leads (segmento do público interessado em receber conteúdos do colégio e propenso a fazer matrículas).

Um bom sistema de CRM possibilita enviar informações para o público-alvo de acordo com o nível de envolvimento com a escola. Assim, você pode, por exemplo, comunicar palestras, reuniões e datas das avaliações aos pais ou responsáveis de forma simples e ágil.

Além disso, pode informar aos alunos sobre atualizações no blog e eventos que serão realizados na escola, como abertura das inscrições para aulas de robótica e início das olimpíadas escolares.

9. Entenda o que é funil de vendas

Compreender o funcionamento do funil de vendas é fundamental para a captação de alunos ser realizada com maestria por uma escola. Ele consiste em um mecanismo que divide a jornada de compra em três etapas:

  1. topo;
  2. meio;
  3. fundo do funil.

Essa estratégia possibilita segmentar e enviar conteúdos de acordo com o nível de interação do público com a empresa. Além disso, serve para orientar o inbound marketing, cujo foco é educar o mercado a fim de convencê-lo a investir no seu negócio.

Se você deseja engajar sua audiência, precisa ter um amplo domínio sobre o funil de vendas. Essa prática, sem dúvida, vai criar um diferencial importante em relação à concorrência.

10. Use o potencial do inbound marketing para captação

Você entendeu como o funil de vendas pode ser interessante para a sua escola? Provavelmente, também já ouviu falar do inbound marketing, mas convém saber como ele pode ser importante para a instituição de ensino ter uma maior presença no mundo digital.

Um colégio pode, por exemplo, usar as redes sociais para apresentar ações relacionadas com o mercado de educação, como vídeos relativos a alternativas para melhorar o aprendizado dos filhos e à importância de um planejamento de estudos em casa.

Esse trabalho não precisa ser utilizado em um formato de propaganda. Por outro lado, necessita apresentar informações claras para ser facilmente compreendido pelo público-alvo.

À medida que o inbound marketing cria uma identificação da escola com a audiência, mais fácil o trabalho de captação de alunos se torna. Isso porque a proposta de ensino se mostra mais evidente para os pais ou responsáveis.

Blog

Já pensou em adotar um blog para explicar aos pais ou responsáveis como a tecnologia pode ser útil para as crianças terem um melhor desempenho na escola? Então, é melhor considerar isso com bastante carinho agora mesmo.

Como mencionamos, com um bom CRM, é possível informar ao público-alvo sobre atualizações do blog, produção de e-books, criação de vídeos e realização de webinars. O melhor disso é que os conteúdos serão destinados seguindo o nível de conhecimento da audiência com os temas abordados, considerando a jornada de compra.

O marketing de conteúdo precisa apresentar materiais que estejam alinhados com uma política de SEO, recurso que facilita encontrar informações nos mecanismos de busca (Google, Bing etc.). Fazer o cliente procurar sua escola de maneira espontânea abrange os objetivos do inbound marketing. Logo, você não pode se esquecer disso em hipótese nenhuma!

11. Saiba argumentar com os pais ou responsáveis

É fundamental que um colégio tenha um diálogo constante com os pais ou responsáveis. Uma boa argumentação possibilita motivá-los a estarem mais envolvidos com o aprendizado do aluno. Essa postura favorece um maior engajamento com o trabalho desenvolvido pela instituição de ensino.

Os gestores de uma escola também precisam mostrar aos pais ou responsáveis os diferenciais que a escola proporciona às crianças. Essa abordagem precisa ser feita com inteligência e bom senso, para causar uma boa impressão e reforçar a seriedade do colégio ao oferecer um ensino de alto nível. Apontar os pontos fortes e as atividades de melhoria é um passo relevante para aumentar as chances de obter bons resultados com as iniciativas voltadas à captação de alunos.

12. Mostre o valor das metodologias ativas de ensino

Para convencer os pais ou responsáveis de que um colégio é capaz de proporcionar um excelente aprendizado, vale a pena apontar os benefícios das metodologias ativas, ou seja, mostrar como elas são aplicadas na escola e os resultados obtidos.

A recomendação é explicar como o estudante se torna protagonista da aquisição de conhecimento por meio de várias atividades realizadas, como pesquisas de campo, debates, estudos de caso, trabalhos práticos etc.

Sair do modelo tradicional de ensino apostando na tecnologia é outro fator que motiva os pais a matricular os filhos em uma escola. Por isso, não abra mão de aproveitar o avanço tecnológico para engajar alunos e responsáveis.

13. Aposte em casos de sucesso

Todo mundo gosta de ouvir um depoimento sincero ou de conhecer uma história de superação com final feliz, não é mesmo? Com base nas personas, você pode escolher casos de pais, alunos e professores que podem ser explorados nos meios de comunicação do colégio.

Um vídeo no Facebook com o depoimento de um aluno que passou no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com uma ótima nota, por exemplo, pode ser decisivo na hora de um pai optar por matricular o filho em um colégio.

Você também pode usar o blog da escola para relatar histórias marcantes de professores que conseguiram mudar a vida de alunos por meio de uma didática voltada para elevar a autoestima das crianças.

Explore, ao máximo, conteúdos que destaquem o lado humano de personagens interessantes na trajetória do seu colégio. Essa temática sempre chama a atenção da audiência de maneira positiva.

14. Aposte no ensino de programação, robótica e maker

Para captar e fidelizar alunos, é válido oferecer algo a mais para os estudantes e os pais. Já pensou nisso? Então, está na hora de usar um pouco da criatividade com a intenção de fortalecer a imagem da sua escola.

Com a tecnologia cada vez mais presente em nosso cotidiano, vale a pena apostar em aulas extras para ensinar robótica, desenvolvimento de aplicativos, criação de games, robótica, maker e outras atividades que ajudem a despertar o raciocínio lógico nos alunos.

Com relação aos pais, realizar palestras com temas relevantes e relacionados com a educação dos filhos é uma medida inteligente. Não se esqueça de cativar os responsáveis e de interagir mais com eles. Dessa forma, você criará um relacionamento mais rico, o que é bom para ambos os lados.

Agora, você já está por dentro das 14 dicas valiosas para aumentar a captação de alunos! Como pôde conferir, é ótimo conhecer verdadeiramente o público-alvo para atraí-lo com eficiência. Também é válido adotar estratégias de marketing digital e compreender as diversas tendências do mercado de educação para cuidar de sua comunidade escolar, com foco em impulsionar e manter as matrículas da escola.

Então, gostou de saber mais sobre captação de alunos? Aproveite sua visita ao nosso blog e conheça as características e os diferenciais da escola do século XXI!

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