Como preparar minha escola para os critérios da BNCC?

Como preparar minha escola para as competências da BNCC?

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é o documento que determina as competências gerais e específicas, as habilidades e as aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver durante cada etapa da Educação Básica. Após a homologação da BNCC, cabe agora às redes e instituições de ensino a obrigação de garantir que o documento seja levado às salas de aula.

Esse processo já deve ser iniciado, com a atualização dos currículos estaduais e municipais, a expectativa é de que a BNCC seja colocada em prática em todas as escolas do Brasil até o início de 2020, para os segmentos da Educação Infantil e Ensino Fundamental, e em 2022 para o Ensino Médio. Porém, as ações de implementação devem ser tomadas neste momento pelos gestores das escolas, com a finalidade de garantir a qualidade na execução do documento.

Saiba como preparar sua escola

Reestruturação curricular

O passo inicial para a implementação da BNCC é a reestruturação dos currículos das escolas, para que estas contemplem as aprendizagens previstas na BNCC e nos documentos oficiais das Coordenadorias Regionais de Educação. Além de compreender tudo aquilo que é Base comum, os novos currículos escolares podem incluir práticas e conteúdos que estejam alinhados à realidade local da instituição (conhecida como parte diversificada). Para isso, é fundamental envolver professores e pais durante a etapa de reestruturação curricular.

Revisão do PPP (Projeto Político Pedagógico)

Com a homologação da BNCC, outro documento que precisa passar por atualização nas escolas é o Projeto Político Pedagógico (PPP). Essa atualização tem o objetivo de garantir que o projeto esteja de acordo com as competências, conhecimentos e habilidades estabelecidas pela BNCC. Este é o momento ideal para engajar a comunidade escolar na construção de um PPP eficaz, capaz de refletir a realidade e as metas da instituição.

Formação contínua do corpo docente

Certamente o passo mais importante na implantação da BNCC é a formação do corpo docente, que deve ser tratado como prioridade em todas as instituições de ensino. Essa formação deve começar imediatamente. Os professores serão os responsáveis por conduzir as definições da BNCC para a realidade das turmas em salas de aula. Para isso, é fundamental garantir que estejam preparados e seguros para empreender essa missão. A responsabilidade de ensinar conforme as orientações dos documentos oficiais será deles, logo, precisam conhecer a fundo a natureza e a importância das mudanças propostas, bem como a forma como os documentos se traduzem em suas práticas pedagógicas.

Atualização dos materiais

Tão importante quanto as práticas pedagógicas, os materiais e recursos didáticos utilizados em sala de aula deverão ser atualizados para que atendam às expectativas da BNCC. As instituições precisam garantir que o material disponibilizado aos alunos esteja de acordo com a BNCC e os novos currículos locais. Para isso, é importante o diálogo com o sistema de ensino utilizado pela escola, para extrair dele as práticas mais adequadas e maior potencial para essa nova realidade de ensino.

Comunicar aos pais

As mudanças decorrentes da implementação da BNCC devem ser comunicadas com clareza e transparência a toda a comunidade escolar (coordenadores, professores e pessoal de apoio), em especial aos responsáveis. É muito importante que todos estejam cientes da importância do documento para elevar a qualidade da Educação Básica em nosso país, assim como também é importante que estejam cientes do seu papel nesse processo. É super importante engajar os responsáveis na transição para um modelo de ensino que deve formar estudantes com habilidades e conhecimentos essenciais para uma realidade que, o século XXI exige. A educação precisa estar em constante transformação.

Descubra como a Happy Code pode ajudar sua escola

Como a nova base prevê a inserção de tecnologia em sala de aula, a Happy Code pode contribuir para a adequação ao novo currículo.  Sendo referência no setor de ensino de linguagem de programação para crianças e adolescentes, a Happy Code oferece uma gama de opções para enriquecer a grade curricular de sua escola. Os currículos disponíveis trabalham habilidades que fazem a diferença no futuro dos jovens, garantindo a eles vantagem competitiva nos para estudantes de 5 a 17 anos, os currículos ofertados trabalham o desenvolvimento de games, aplicativos, robótica  e maker. Todos os materiais da empresa foram desenvolvidos com o objetivo de que as crianças estejam preparadas para o mundo empreendedor.

Ademais, a Happy Code é referência no ensino STEM, sigla em inglês para Science (Ciência), Technology (Tecnologia), Engineering (Engenharia) e Math (Matemática). O método tem por objetivo unir conhecimentos dessas quatro áreas, incentivando a aprendizagem interdisciplinar, a criatividade, trabalho em equipe e o pensamento crítico.

Neste conteúdo, você entendeu como a escola deve se preparar para a chegada da BNCC, conheceu os principais pontos de atenção e descobriu como é possível incrementar a grade curricular escolar. Agora que você já sabe mais sobre o assunto, pode começar a pensar em remodelar processos educativos para além dos muros de sua instituição de ensino.

Você gostaria de saber mais sobre como incrementar a grade da sua escola com um currículo alinhado com a BNCC? Então, o que acha de entrar em contato conosco para conhecer nosso método e sistema de ensino? Nós podemos ajudar a sua escola a ter um diferencial competitivo, além, de formar cidadãos mais preparados para o mundo atual, cada vez mais globalizado, hiperconectado e virtual.

Descubra como incrementar a grade da educação integral na sua escola
Post anterior Descubra como incrementar a grade da educação na sua escola
Acessibilidade na escola: entenda como a tecnologia pode auxiliar
Próximo post Acessibilidade na escola: entenda como a tecnologia pode auxiliar
Close