Comunicação escolar: veja 6 práticas para melhorá-la!

6 dicas práticas para melhorar a comunicação escolar

Comunicação escolar

Apostar em uma boa comunicação escolar é imperativo para obter sucesso no mercado educacional. Ao estabelecer um diálogo transparente e objetivo, sua instituição de ensino dá início a uma relação muito mais saudável com professores, alunos e pais que contribuirá para a obtenção de resultados exitosos de modo geral.

Saiba que uma comunicação ineficiente é capaz de trazer problemas que abalam substancialmente qualquer empreendimento. Desentendimentos, conflitos desnecessários e falhas na condução de atividades são questões facilmente evitadas se a instituição de ensino estiver inclinada a conversar abertamente com sua comunidade escolar.

Se o assunto desperta seu interesse, atente-se ao conteúdo a seguir. Listamos seis dicas bem práticas para você melhorar agora mesmo a comunicação em sua escola. Vamos lá?

1. Faça uso de ferramentas tecnológicas

Para algumas pessoas, pode parecer óbvio recomendarmos a utilização de ferramentas tecnológicas em plena era digital. Mas a verdade é que alguns gestores simplesmente ignoram o poder delas, bem como os inúmeros benefícios e facilidades que trazem para o cotidiano das instituições de ensino.

É o momento, então, de reaver alguns conceitos. É primordial conscientizar-se da necessidade de mudança e compreender que os recursos tecnológicos são hoje fundamentais para aperfeiçoar a comunicação escolar, simplificar as relações e reduzir possíveis ruídos nos diálogos.

Atualmente, o mercado dispõe de softwares que possibilitam aos pais acompanhar a rotina de seus filhos. A partir de aplicativos, consultam rapidamente faltas, notas de provas, comunicados especiais e outras informações relacionadas ao rendimento escolar deles. E tudo isso pode ser acessado a qualquer momento — e em qualquer lugar — por meio de smartphones ou tablets. Bom, não é?

2. Promova reuniões periódicas com os pais

Ao investir em uma relação próxima com os responsáveis, será possível incentivar uma participação mais ativa por parte deles na instituição. É uma oportunidade valiosa para fazê-los compreender que são genuinamente parte da comunidade escolar e que suas opiniões são fundamentais para o processo de ensino-aprendizagem.

3. Incentive a participação da comunidade escolar

Falamos acima sobre a importância de valorizar a opinião dos pais e fazer com que se sintam parte real de sua escola. No entanto, eles não são os únicos que necessitam participar ativamente da comunidade escolar. Lembre-se de que os alunos, professores e demais colaboradores fazem parte de sua instituição de ensino!

Então, viabilize debates construtivos, realize reuniões com todos ou promova eventos com o objetivo de fortalecer relações e incitar a integração das pessoas. Vale até aproveitar as festas tradicionais — como a Páscoa, Festa Junina ou o Natal — para reuni-los e garantir momentos de descontração e confraternização.

4. Conheça os seus alunos

Primeiramente, é preciso conhecer a fundo o seu público-alvo. Essa é uma dica indispensável e de grande valia para ser bem-sucedido na comunicação com seus estudantes. Por essa razão, perguntamos: você sabe quem são os seus alunos? Entende seus comportamentos, seus anseios e necessidades?

O jovem dos dias atuais já não é o mesmo de antigamente. Na verdade, ele se difere consideravelmente do jovem do século passado. O mundo virtual abriu um leque de possibilidades para ele e, nesse novo contexto, sua identidade é remodelada e seus desejos já não são os mesmos — você sabe identificá-los?

Os modelos tradicionais de ensino já não são mais suficientes para satisfazer a juventude da era digital. É preciso que haja dinamismo nas salas de aula, que a tecnologia esteja sempre presente, que novas metodologias sejam exploradas e que, além de tudo isso, haja espaço para que os alunos participem ativamente do processo de ensino-aprendizagem.

As coisas mudaram bastante, não é verdade? Por esse motivo, sugerimos que sua escola esteja pronta para ouvir o que seus estudantes têm a dizer. Ao interagir com eles, acredite, será muito mais fácil entender o que esperam de sua instituição de ensino e, consequentemente, corresponder às suas expectativas.

5. Seja transparente na comunicação escolar

Aconselhamos que sua escola preze sempre pela transparência. A comunicação escolar só poderá ser realmente eficiente a partir do momento em que a instituição estiver pronta para estabelecer um diálogo honesto e verdadeiro acerca de seu momento atual. É essencial deixar todos os membros da comunidade munidos de informação e cientes dos planos, das metas e expectativas da empresa.

Saiba que não faz mais sentido restringir informações ou ainda centralizá-las. Com uma simples comunicação direta e pautada na honestidade, você evitará diversos problemas e desconfianças desnecessárias por parte de pais, alunos e professores. Jogue limpo com a sua comunidade e tenha certeza de que os benefícios virão!

6. Explore as redes sociais

Além de manter um website institucional de sua escola, explore o poder das redes sociais. Essa é outra maneira válida de comunicar-se com pais, alunos e professores. Ademais, é uma forma excelente de divulgar as atividades que ocorrem dentro de sua instituição, assegurar mais visibilidade e publicidade e alavancar a captação de estudantes.

Você pode criar conteúdos para diversos canais digitais, como Facebook, Twitter e Instagram, por exemplo. Já imaginou ter um blog para falar sobre o dia a dia de seus estudantes? Ou para divulgar um evento diferente, uma ação beneficente ou uma aula com uma metodologia inovadora?

Agora você já conhece seis maneiras valiosas para aperfeiçoar a comunicação escolar! Com mais informações sobre o assunto, pode começar agora mesmo a pensar em um planejamento comunicacional interativo, moderno e transparente. Acreditamos que nossas dicas serão oportunas para que, acima de qualquer coisa, a relação entre sua instituição e a comunidade escolar seja beneficiada e fortalecida.

Depois de saber como começar a construir uma comunicação escolar eficiente em sua instituição, o que acha de aproveitar a visita em nosso blog e ler outros conteúdos especiais sobre o mundo da educação? Saiba como tornar sua escola inovadora e conheça os benefícios dessa ação!

alunos do ensino médio
Post anterior Como manter os alunos do ensino médio engajados com o aprendizado?
Afinal, quais os benefícios da educação empreendedora?
Próximo post Afinal, quais os benefícios da educação empreendedora?
Close