Atualmente, um dos grandes desafios da área educacional está na forte concorrência por novos estudantes. Por isso, é importante saber como criar campanhas de captação de alunos eficientes, que permitam a manutenção da relevância da instituição no mercado.
O processo de captação de alunos é fundamental em qualquer escola. Deixar de dar a atenção necessária ao assunto é um erro gravíssimo, que pode comprometer o funcionamento dela e a qualidade do ensino.
Algumas estratégias trazem resultados positivos e ajudam a diferenciar sua instituição das demais. Nesse sentido, o planejamento torna-se crucial e evita que a escola passe por momentos de dificuldades durante imprevistos, tendo uma boa retenção de alunos e capacidade de atrair novos estudantes.
Neste artigo, mostraremos algumas dicas valiosas para a realização de campanhas de captação de alunos. Acompanhe!
Defina e conheça o público-alvo que você deseja alcançar
A definição do público-alvo é vital para o sucesso de qualquer empresa. Isso também se aplica à realidade das escolas. Quando essa informação não está clara, muito dinheiro é gasto de forma equivocada e tempo é desperdiçado em ações ineficientes.
É imprescindível conhecer as características principais do público-alvo, por exemplo, saber onde ele se encontra, quais são os canais de comunicação mais utilizados por ele e como agradá-lo. Quanto mais informações forem reunidas, mais eficientes serão as campanhas realizadas.
Estabeleça metas e funções claras
As metas precisam definir as atitudes que devem ser tomadas para alcançar o que se deseja. Além disso, elas precisam ser realistas, pois, se forem inatingíveis, serão um motivo de desmotivação para as equipes envolvidas.
Após a definição das metas, é necessário que haja uma distribuição clara das funções de cada setor no processo de captação. Quando não há ninguém responsável por determinada atividade, é provável que ela fique esquecida e não seja realizada.
Portanto, é importante especificar o papel de cada setor. O marketing pode ficar responsável pelas estratégias online; a secretaria, pelo atendimento de interessados e já o setor financeiro, pela facilitação da matrícula, por exemplo.
Essa divisão demonstra a importância de cada um no processo, sendo que o não cumprimento de uma determinada função pode provocar a perda de um novo aluno.
Invista em marketing digital
O marketing digital trata-se do conjunto de ações no ambiente online com o objetivo de consolidar uma marca, promover um produto ou serviço. Se ele for bem realizado, a escola se tornará conhecida na internet.
As redes sociais são fundamentais nesse processo, pois têm um alcance grande e são muito utilizadas pela maioria da população. Para que as estratégias sejam mais eficientes, é importante entender como o seu público-alvo se comporta nesse ambiente. Assim, é possível investir nas redes corretas e fazer uma comunicação mais adequada.
Porém, o marketing digital não trabalha apenas com as redes sociais. Uma série de ações podem ser realizadas na internet e ajudar no aumento das matrículas de uma instituição. Confira algumas delas:
- links patrocinados;
- e-mail marketing;
- inbound marketing;
- site institucional;
- blog.
Pense em ações offline
A internet é um excelente ambiente para encontrar o seu público-alvo, mas não deve ser a única estratégia empregada. É preciso criar campanhas offline para atingir outras pessoas ou as mesmas, porém de forma diferente.
Uma boa sugestão é usar os resultados positivos da escola em materiais de divulgação. É uma maneira de demonstrar a qualidade do ensino e outras características de destaque da instituição. Divulgar informações sobre assuntos que os pais ou responsáveis valorizam também é uma opção. Vamos ver algumas formas de divulgação!
Mídia impressa
Materiais como panfletos e banners podem ser utilizados mostrando os índices de aprovação em vestibulares e outras informações relevantes. Locais de realização de provas são uma boa opção para entrega desses informativos.
Outdoors
Os outdoors são utilizados por várias escolas e ajudam a manter o nome da instituição em destaque. A divulgação dos resultados da escola e a exposição das qualidades de estrutura e ensino auxiliam a trazer mais força para esses anúncios.
Eventos abertos
A realização de eventos abertos para a comunidade também contribui para atrair mais público. Nessas programações, a escola deve fazer uma divulgação ampla, convidando vizinhos, amigos dos alunos e outros potenciais interessados. É uma oportunidade de mostrar o desenvolvimento dos estudantes, as atividades extracurriculares oferecidas e a forma de trabalho da instituição.
Foque na retenção de alunos
Não é inteligente investir na captação de alunos sem dar importância para a retenção dos que já estão matriculados. É preciso criar estratégias de fidelização que garantam a satisfação dos pais ou responsáveis e a manutenção dos seus filhos na instituição.
Os índices de fidelização demonstram a qualidade do ensino e fortalecem a imagem da escola. Quando a retenção dos alunos é alta, esse número pode até ser utilizado como propaganda.
Para conseguir isso, é importante dar atenção ao relacionamento com famílias e alunos e investir na comunicação com os pais ou responsáveis e na divulgação das atividades realizadas.
Além disso, é relevante inovar e buscar a qualificação constante dos professores. Essas atitudes ajudam a manter a satisfação com o ensino e estimulam a rematrícula dos estudantes.
Simplifique os processos de matrícula
Se a família chegou até o processo de matrícula é porque as estratégias de captação foram eficientes. Contudo, o atendimento precisa manter a qualidade, demonstrando que o interesse no aluno não diminui e que a escola está disposta a trabalhar em conjunto com os pais ou responsáveis.
Portanto, facilite a matrícula e não coloque empecilhos desnecessários que possam fazer o interessado mudar de ideia. Busque um atendimento rápido e que saiba lidar com as dificuldades que possam existir durante essa etapa.
Essas são algumas dicas para a realização de campanhas de captação de alunos que podem aprimorar os resultados da sua escola. A definição do público-alvo permite que as demais estratégias sejam feitas de maneira mais eficiente, atingindo os potenciais novos estudantes e suas famílias com linguagem adequada e nos ambientes corretos.
Gostou deste conteúdo? Então, aproveite que está por aqui e conheça também estas 14 dicas imperdíveis de como aumentar a captação de alunos em sua escola!