Entenda como criar campanhas de captação de alunos

Entenda como criar campanhas de captação de alunos

Atualmente, um dos grandes desafios da área educacional está na forte concorrência por novos estudantes. Por isso, é importante saber como criar campanhas de captação de alunos eficientes, que permitam a manutenção da relevância da instituição no mercado.

O processo de captação de alunos é fundamental em qualquer escola. Deixar de dar a atenção necessária ao assunto é um erro gravíssimo, que pode comprometer o funcionamento dela e a qualidade do ensino.

Algumas estratégias trazem resultados positivos e ajudam a diferenciar sua instituição das demais. Nesse sentido, o planejamento torna-se crucial e evita que a escola passe por momentos de dificuldades durante imprevistos, tendo uma boa retenção de alunos e capacidade de atrair novos estudantes.

Neste artigo, mostraremos algumas dicas valiosas para a realização de campanhas de captação de alunos. Acompanhe!

Defina e conheça o público-alvo que você deseja alcançar

A definição do público-alvo é vital para o sucesso de qualquer empresa. Isso também se aplica à realidade das escolas. Quando essa informação não está clara, muito dinheiro é gasto de forma equivocada e tempo é desperdiçado em ações ineficientes.

É imprescindível conhecer as características principais do público-alvo, por exemplo, saber onde ele se encontra, quais são os canais de comunicação mais utilizados por ele e como agradá-lo. Quanto mais informações forem reunidas, mais eficientes serão as campanhas realizadas.

Estabeleça metas e funções claras

As metas precisam definir as atitudes que devem ser tomadas para alcançar o que se deseja. Além disso, elas precisam ser realistas, pois, se forem inatingíveis, serão um motivo de desmotivação para as equipes envolvidas.

Após a definição das metas, é necessário que haja uma distribuição clara das funções de cada setor no processo de captação. Quando não há ninguém responsável por determinada atividade, é provável que ela fique esquecida e não seja realizada.

Portanto, é importante especificar o papel de cada setor. O marketing pode ficar responsável pelas estratégias online; a secretaria, pelo atendimento de interessados e já o setor financeiro, pela facilitação da matrícula, por exemplo.

Essa divisão demonstra a importância de cada um no processo, sendo que o não cumprimento de uma determinada função pode provocar a perda de um novo aluno.

Invista em marketing digital

O marketing digital trata-se do conjunto de ações no ambiente online com o objetivo de consolidar uma marca, promover um produto ou serviço. Se ele for bem realizado, a escola se tornará conhecida na internet.

As redes sociais são fundamentais nesse processo, pois têm um alcance grande e são muito utilizadas pela maioria da população. Para que as estratégias sejam mais eficientes, é importante entender como o seu público-alvo se comporta nesse ambiente. Assim, é possível investir nas redes corretas e fazer uma comunicação mais adequada.

Porém, o marketing digital não trabalha apenas com as redes sociais. Uma série de ações podem ser realizadas na internet e ajudar no aumento das matrículas de uma instituição. Confira algumas delas:

  • links patrocinados;
  • e-mail marketing;
  • inbound marketing;
  • site institucional;
  • blog.

Pense em ações offline

A internet é um excelente ambiente para encontrar o seu público-alvo, mas não deve ser a única estratégia empregada. É preciso criar campanhas offline para atingir outras pessoas ou as mesmas, porém de forma diferente.

Uma boa sugestão é usar os resultados positivos da escola em materiais de divulgação. É uma maneira de demonstrar a qualidade do ensino e outras características de destaque da instituição. Divulgar informações sobre assuntos que os pais ou responsáveis valorizam também é uma opção. Vamos ver algumas formas de divulgação!

Mídia impressa

Materiais como panfletos e banners podem ser utilizados mostrando os índices de aprovação em vestibulares e outras informações relevantes. Locais de realização de provas são uma boa opção para entrega desses informativos.

Outdoors

Os outdoors são utilizados por várias escolas e ajudam a manter o nome da instituição em destaque. A divulgação dos resultados da escola e a exposição das qualidades de estrutura e ensino auxiliam a trazer mais força para esses anúncios.

Eventos abertos

A realização de eventos abertos para a comunidade também contribui para atrair mais público. Nessas programações, a escola deve fazer uma divulgação ampla, convidando vizinhos, amigos dos alunos e outros potenciais interessados. É uma oportunidade de mostrar o desenvolvimento dos estudantes, as atividades extracurriculares oferecidas e a forma de trabalho da instituição.

Foque na retenção de alunos

Não é inteligente investir na captação de alunos sem dar importância para a retenção dos que já estão matriculados. É preciso criar estratégias de fidelização que garantam a satisfação dos pais ou responsáveis e a manutenção dos seus filhos na instituição.

Os índices de fidelização demonstram a qualidade do ensino e fortalecem a imagem da escola. Quando a retenção dos alunos é alta, esse número pode até ser utilizado como propaganda.

Para conseguir isso, é importante dar atenção ao relacionamento com famílias e alunos e investir na comunicação com os pais ou responsáveis e na divulgação das atividades realizadas.

Além disso, é relevante inovar e buscar a qualificação constante dos professores. Essas atitudes ajudam a manter a satisfação com o ensino e estimulam a rematrícula dos estudantes.

Simplifique os processos de matrícula

Se a família chegou até o processo de matrícula é porque as estratégias de captação foram eficientes. Contudo, o atendimento precisa manter a qualidade, demonstrando que o interesse no aluno não diminui e que a escola está disposta a trabalhar em conjunto com os pais ou responsáveis.

Portanto, facilite a matrícula e não coloque empecilhos desnecessários que possam fazer o interessado mudar de ideia. Busque um atendimento rápido e que saiba lidar com as dificuldades que possam existir durante essa etapa.

Essas são algumas dicas para a realização de campanhas de captação de alunos que podem aprimorar os resultados da sua escola. A definição do público-alvo permite que as demais estratégias sejam feitas de maneira mais eficiente, atingindo os potenciais novos estudantes e suas famílias com linguagem adequada e nos ambientes corretos.

Gostou deste conteúdo? Então, aproveite que está por aqui e conheça também estas 14 dicas imperdíveis de como aumentar a captação de alunos em sua escola!

Powered by Rock Convert
Post anterior Ensino híbrido: o que é e como pode ser usado na escola
Próximo post Saiba como aliar a tecnologia às práticas pedagógicas da sua escola
Close