Uma revolução no ensino: descubra as metodologias ativas de aprendizagem

Uma revolução no ensino: descubra as metodologias ativas de aprendizagem

Uma revolução no ensino: descubra as metodologias ativas de aprendizagem

Em uma sala de aula tradicional, a disposição da classe é quase como a de um teatro. À frente, vemos o professor em uma posição de poder e autoridade. Enquanto isso, os estudantes assistem à aula como espectadores passivos, com pouca participação no processo educativo. Por isso, as metodologias ativas de aprendizagem são uma verdadeira revolução no ensino.

Compreender tais abordagens é algo fundamental para as escolas em vários sentidos. Primeiramente, na possibilidade de oferecer um ensino de qualidade e realmente igualitário a todos os estudantes. Em segundo lugar, em relação ao fato de que investir em tais métodos é um incrível diferencial competitivo, que demonstra interesse em mudanças e avanços variados.

Afinal, o que são as metodologias ativas de aprendizagem? Como elas funcionam e quais são os seus principais benefícios para a educação? A seguir, conversaremos melhor sobre esse assunto e tiraremos as suas principais dúvidas sobre esse tema tão importante. Boa leitura!

O que são as metodologias ativas de aprendizagem?

A transformação do ensino obtida com essas metodologias se dá, principalmente, por conta da mudança no protagonismo em sala de aula. Com abordagens inovadoras e diferentes, o aluno se coloca em uma posição mais ativa, sendo ele mesmo o condutor de seu próprio conhecimento (em conjunto, é claro, com seus colegas de classe).

Quais são as técnicas que podem ser utilizadas em uma escola?

Agora que já conhecemos o modo de funcionamento das metodologias ativas de aprendizagem, que tal discutirmos algumas estratégias e conceitos-chave que fazem parte desse contexto? A seguir, confira aquilo que não pode ser deixado de lado na hora de investir nessa nova abordagem.

Ludicidade

O conceito de ludicidade envolve a habilidade de propor atividades diferenciadas (como brincadeiras) que promovam o aprendizado simultâneo. Essa estratégia, muito utilizada em metodologias ativas, permite que o conhecimento seja absorvido de maneira diferenciada e auxilia no engajamento de estudantes de todas as idades.

Maior envolvimento do aluno

Um dos pilares de tais metodologias é o protagonismo dos estudantes. Aqui, eles são os verdadeiros senhores de seu próprio aprendizado. Nesse contexto, o professor atua como um guia para que isso se torne possível. Essa é uma relação muito mais igualitária e justa para todos os envolvidos.

Leituras e debates

A leitura e a promoção de debates são fundamentais para caracterizar a aprendizagem ativa. Por meio do debate, é possível desenvolver habilidades cruciais para a vida, como a oratória e a empatia (obtida por meio do respeito à pluralidade de ideias). Além disso, o aprendizado se torna muito mais dinâmico com esse tipo de abordagem.

Estudos de caso e trabalhos práticos

No ensino tradicional, aprendemos por meio de coisas que já foram feitas em algum momento do passado. Por isso, uma boa maneira de trazer esse conceito e ainda assim diversificá-lo é utilizar estudos de caso, interpretá-los e, posteriormente, realizar o teste e os trabalhos práticos que envolvam aquela questão.

Pesquisas de campo

Outra forma muito dinâmica de aprender é promover a realização de pesquisas de campo no ambiente escolar. Elas podem ocorrer tanto em passeios diversos (como museus, parques e várias outras opções) quanto no próprio edifício da escola. Qualquer lugar é válido para obter informações e analisá-las de forma crítica.

Jogos e brincadeiras

Ainda falando sobre o conceito de ludicidade, a utilização de jogos e brincadeiras é extremamente importante, especialmente para crianças menores. No entanto, eles também podem ser utilizados com sucesso em turmas mais maduras, que também se beneficiam com essa abordagem e se tornam mais engajadas no ensino.

Estudos em grupo

Estudar em grupo é uma prática benéfica para todos. Afinal, é possível obter diferentes visões sobre um mesmo assunto e, a partir daí, discutir as melhores opções para resolver as mesmas questões utilizando estratégias variadas. Além disso, muitas competências socioemocionais são desenvolvidas por meio do trabalho em equipe.

Uso da tecnologia

Por fim, uma das características fundamentais das metodologias ativas de aprendizagem é o uso frequente da tecnologia. Antes vista como uma vilã, ela agora é parte crucial de todo o processo educacional, preparando o estudante para o mercado de trabalho e para a vida no século XXI.

Quais são as vantagens das metodologias ativas de aprendizagem?

Interessante, não é mesmo? Mas, afinal, quais são os benefícios de aplicar tais estratégias no dia a dia escolar? A seguir, veremos algumas das principais vantagens das metodologias ativas para os estudantes e para a instituição de ensino.

Protagonismo do aluno

Como mencionamos várias vezes ao longo de nossa conversa, o protagonismo do aluno é um dos pilares das metodologias ativas de aprendizagem. Com ele, o estudante controla o modo como aprende e pode facilmente utilizar diversos métodos para entender o mesmo conteúdo e fixá-lo de maneira muito mais eficiente.

Melhora do engajamento e motivação

A diversificação do ensino, deixando-o distante do ensino tradicional engessado ao qual estamos acostumados, deixa a turma muito mais engajada e participativa, além de interessada no aprendizado dos conteúdos que são vistos. A sua associação com situações do dia a dia, por exemplo, torna os temas bem mais interessantes.

Desenvolvimento da autonomia

Com o protagonismo em alta, os alunos se tornam livres para desenvolver uma característica muito importante: a autonomia. Esse ponto é fundamental e representa a porta aberta para que o indivíduo desenvolva diversas outras habilidades essenciais para o século XXI.

Fortalecimento da autoestima e autoconfiança

Algumas das habilidades importantes para a vida no século atual (e, consequentemente, para uma boa colocação no mercado de trabalho, no futuro) são a autoestima e a autoconfiança. Além de caminharem juntas, essas características são importantes para que o estudante confie em si mesmo e, com isso, possa desenvolver todo o seu potencial.

Desenvolvimento de habilidades importantes

Além dessas, muitas outras habilidades e competências são desenvolvidas com a utilização de tais abordagens. Entre elas, podemos citar: a criatividade, o respeito, o autoconhecimento, a paciência, a persistência etc. Com isso, a qualificação dos estudantes se torna muito mais abrangente e completa.

Diferencial competitivo

Por fim, podemos citar uma vantagem incrível para a instituição de ensino: a existência de um diferencial competitivo. Muitas escolas têm medo do novo e insistem na execução de abordagens engessadas e que não conversam mais com o mundo em que vivemos. Por isso, investir em inovação é sinônimo de destaque e de referência no segmento.

Como podemos observar, as metodologias ativas de aprendizagem fazem parte de uma abordagem completamente diferente da qual estamos habituados. Com ela, é possível fazer com que todos os alunos aprendam em seu próprio ritmo e de forma autônoma, contando apenas com o auxílio do professor e de seus colegas. Esse tipo de abordagem é revolucionário e traz uma roupagem completamente nova para o ensino!

Gostaria de saber mais sobre as metodologias ativas de aprendizagem? Então, que tal conhecer a abordagem do ensino STEM? Voltada para o ensino tecnológico e utilizando métodos de protagonismo do estudante, essa metodologia é uma excelente maneira de desenvolver e incentivar todo o potencial de seus alunos!

Powered by Rock Convert
O professor do futuro: 7 competências desse profissional
Post anterior O professor do futuro: 10 competências desse profissional
Próximo post Veja como assegurar a diversidade na sala de aula
Close