Pensamento computacional: saiba como aplicar à realidade das escolas

Pensamento computacional: saiba como aplicar à realidade das escolas

Durante muito tempo, o pensamento lógico na escola se manteve restrito às disciplinas de matemática e física. Com o desenvolvimento das ciências da computação e o emprego da tecnologia na educação, surgiram novos processos para o aperfeiçoamento da capacidade de resolução de problemas, como o pensamento computacional.

Basicamente, esse conceito compreende a habilidade crítica, criativa e estratégica do uso dos fundamentos da computação em diferentes áreas do conhecimento. Com isso, o aluno é capaz de reconhecer e resolver problemas individual ou colaborativamente, entre outros pontos.

Você vai conhecer a seguir as competências relacionadas ao pensamento computacional e estratégias para incluí-lo na proposta pedagógica de sua escola. Não perca!

Quais são as competências relacionadas ao pensamento computacional?

A transformação digital na educação é um aspecto tão importante no ensino do século 21 que a Base Nacional Comum Curricular incluiu a Cultura Digital em sua lista das 10 competências gerais. Mas como o pensamento computacional funciona na prática?

Diferentemente do que o próprio nome sugere, ele não se relaciona exclusivamente com a tecnologia, a programação ou a matemática, tampouco exige o uso de computadores.

Esse pensamento propõe o desenvolvimento de maneiras novas e criativas de pensar na qual educadores e alunos sejam capazes de identificar problemas e buscar soluções a partir de diferentes competências, que podem ser divididas em 4 grandes grupos. Confira.

Decomposição

Corresponde à habilidade de dividir um problema complexo em partes menores. Trabalhar um fragmento do problema por vez facilita a solução desse problema, permitindo ainda maior atenção a cada etapa.

O desenvolvimento dessa competência é perceptível no comportamento dos estudantes. A decomposição ajuda a diminuir a ansiedade e o medo frente aos desafios. Os alunos conseguem encontrar as respostas de cada parte do problema com mais confiança e rapidez, enquanto seguem um passo a passo para a solução da grande questão.

Abstração

Essa habilidade propõe o foco em processos relevantes em vez de priorizar os detalhes, de modo que a solução possa ser válida para outros problemas.

Ao filtrar e classificar os dados mais relevantes para a resolução das questões, os alunos são capazes de desenvolver uma análise mais crítica e atenta à essência do tema trabalhado.

Reconhecimento de padrões

Para identificar tendências de comportamento é necessário observar atentamente a questão, reconhecendo padrões e similaridades.

Essa competência permite a construção de soluções para problemas comuns de forma inovadora, desenvolvendo o espírito empreendedor nos estudantes.

Pensamento algorítmico

Ainda que a palavra algoritmo seja mais utilizada no contexto computacional, esse pensamento corresponde à criação de passos e soluções para alcançar um objetivo específico para qualquer problema, de ordem matemática ou não.

Desenvolver essa competência nos alunos estimula a criatividade, a fim de criar soluções cada vez mais eficazes.

Qual a importância do pensamento computacional para os alunos do século 21?

Na educação, o pensamento computacional veio para contribuir com a adaptação da sala de aula às necessidades da sociedade contemporânea. A transformação digital surgida com as novas tecnologias exige que os indivíduos estejam cada vez mais aptos a lidar com as ferramentas e linguagens da cultura digital.

Por isso, sua escola deve promover uma disrupção na educação, oferecendo uma formação de base sólida em áreas que permitam aos alunos a manipulação das informações, para que eles estejam preparados para lidar com os desafios pessoais e profissionais.

Como a escola pode colaborar com esse processo?

Países como Austrália, Espanha, Estados Unidos, Finlândia e Inglaterra trabalham há algum tempo o pensamento computacional ainda na educação básica. No Brasil, algumas escolas têm adotado esse processo com excelentes resultados.

Saiba como você pode ajudar no desenvolvimento das competências computacionais dos seus alunos e também fazer parte desse time de escolas inovadoras.

Promover o ensino de programação e robótica

É provável que uma boa parcela dos alunos que frequentam as escolas hoje vai trabalhar com profissões que ainda nem foram inventadas.

Incluir o ensino de programação e robótica é uma excelente maneira de desenvolver as competências do pensamento computacional. E preparar os alunos para o mercado de trabalho do futuro não é o único benefício dessa estratégia.

O estudo da programação e da robótica faz parte das metodologias STEAM e STEM. Esse tipo de ensino propõe a solução de problemas que fazem parte do dia a dia do aluno por meio da tecnologia. O resultado é o desenvolvimento do raciocínio lógico, o aprimoramento da criatividade e a promoção da autonomia e do trabalho em equipe entre os alunos.

Auxiliar no letramento digital dos alunos

As competências de decomposição, abstração, reconhecimento de padrões e pensamento algorítmico são um ótimas auxiliares no processo de letramento digital dos alunos. Com a tecnologia cada vez mais presente na rotina das pessoas, essas crianças e jovens precisam se adaptar às inovações e ferramentas que estão por vir.

Mas antes de preparar os estudantes para lidar com as linguagens do ambiente tecnológico, não se esqueça de desenvolver a educação digital no corpo docente. Outro aspecto importante a ser considerado durante o processo de letramento digital é oferecer a capacitação adequada à faixa etária dos alunos.

Utilizar metodologias de ensino inovadoras

Como vimos, a aquisição do pensamento computacional não traz benefícios apenas no âmbito das ciências exatas e pode permitir que os alunos tenham uma melhor compreensão dos fenômenos do mundo. Assim, outra maneira de adotar essa habilidade na escola do século 21 é construir um currículo ancorado na transversalidade do conhecimento.

O entendimento de que todas as disciplinas estão interligadas não apenas entre si, mas com os próprios estudantes e o mundo que os rodeia contribuiu para o desenvolvimento do pensamento crítico e outras habilidades fundamentais para o convívio social, como a empatia, a inteligência emocional e a comunicação.

Uma forma eficaz de colocar a essa transversalidade como elemento norteador do processo pedagógico é adotar metodologias de ensino inovadoras que fogem dos formatos clássicos de ensino, como a inclusão do curso de programação que citamos acima.

Você viu que os estudantes do século 21 devem ser capazes de reconhecer elementos da computação no mundo que os rodeia aplicando técnicas e ferramentas para entender e raciocinar os processos e sistemas naturais, artificiais e sociais.

Por isso, é tão importante trabalhar para o desenvolvimento do pensamento computacional dos seus alunos por meio de propostas pedagógicas inovadoras. Recorde que incluir esse pensamento como norteador das metodologias de ensino de sua escola oferece também uma vantagem competitiva.

Você gostou deste artigo? Então, confira nossas dicas para revolucionar a proposta pedagógica de sua escola!

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