12 benefícios de introduzir a gamificação na aprendizagem

12 benefícios de introduzir a gamificação na aprendizagem

gamificação na aprendizagem

A incorporação da tecnologia na educação colaborou com o desenvolvimento de metodologias de ensino inovadoras, as quais buscam estimular a participação do aluno e o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para a vida no século 21, como é o caso da gamificação.

Basicamente, essa prática aplica os princípios dos jogos em áreas diversas como negócios e vida pessoal. Na educação esse método tem o objetivo de tornar o aprendizado mais dinâmico, interativo, construtivo e de fácil assimilação para os alunos.

Neste post, você acompanhará 12 grandes benefícios dessa metodologia inovadora e como eles realmente fazem a diferença no ambiente escolar. Acompanhe a leitura e confira!

1. Estimula o trabalho em equipe

Ao pensar no ensino para a nova geração, uma das grandes dificuldades dos professores é propor atividades em grupo, pois nem sempre a distribuição de tarefas dentro da equipe é feita de modo justo. A gamificação na aprendizagem surge como uma solução para estimular a ação coletiva e colaborativa.

Como a prática trabalha com a ideia de recompensa, os alunos se sentem estimulados a vencer os desafios propostos e, para tanto, precisam desenvolver o trabalho em grupo. Além do entendimento de que todos são parte do mesmo time, os alunos são estimulados a compartilhar suas opiniões e conhecimentos, contribuindo para o êxito da equipe.

Os resultados são bastante positivos. Do ponto de vista do trabalho em grupo, a gamificação estimula a ação colaborativa, o respeito e a empatia pelo colega. Do ponto de vista individual, o aluno passa a reconhecer que sua voz é importante, algo motivador para sua participação nas atividades.

2. Torna o ensino mais atrativo

Ir para a aula diariamente não faz parte da programação preferida de todos os estudantes. Afinal, as aulas maçantes estão distantes da diversão possível dos jogos. Por isso, a presença da gamificação no ambiente escolar surge como uma oportunidade para sua escola incluir uma metodologia ativa de ensino que integra a tecnologia à educação.

Nessa prática, os recursos tecnológicos não são vistos como inimigos, mas aliados essenciais para o processo de aprendizagem. Aproximar os estudantes aos conteúdos da sala de aula por meio da tecnologia e dos jogos é também um modo de tornar o ensino mais atraente.

Uma boa estratégia de gamificação torna o ambiente de aprendizagem mais informal e eficaz. Isso leva a altos níveis de engajamento porque o estudante se diverte enquanto aprende. Da programação simples até a construção de jogos mais complexos, o estudante terá a oportunidade de conhecer um mundo ao qual nem fazia ideia que existia de modo lúdico e informativo ao mesmo tempo.

Além disso, as metodologias ativas oferecem a autonomia ao aluno, colocando-o no centro do processo de aprendizagem. Isso gera um envolvimento importante com a disciplina, fazendo também com que a relação professor-aluno seja fortalecida.

3. Permite a segmentação do conteúdo

Sabemos que a atenção das crianças e jovens de hoje é fragmentada e que eles têm dificuldades de concentração em uma questão por um longo período de tempo muito. Uma inovação que o uso de jogos e da lógica dos games oferece ao ensino é a possibilidade de apresentar o conteúdo em etapas.

Ou seja, em vez de focar em objetivos macro, a gamificação se concentra em objetivos micro. Essas pequenas pílulas de conteúdo ajudam tanto na produtividade quanto na motivação dos estudantes.

Como os conteúdos podem ser divididos entre as etapas, os estudantes precisam acessar várias vezes a mesma informação, mas com finalidades diferentes. Assim, o estímulo à fixação de conhecimento permite que o aluno construa uma visão multifacetada do assunto trabalhado, o que leva a uma compreensão mais profunda do eixo proposto.

4. Oferece um feedback instantâneo do aprendizado

Fala-se muito do feedback no ambiente de trabalho, enquanto na escola ele costuma aparecer por meio das notas nos exames finais. Assim como um profissional, o estudante nunca vai melhorar o desempenho se não conseguir descobrir ao longo do processo onde e como pode melhorar.

A prática da gamificação é uma ótima maneira de fornecer um retorno sobre o desempenho dos alunos. De acordo com a lógica dos jogos, o participante só pode avançar se resolveu corretamente o desafio. E como o objetivo final sempre envolve uma recompensa, ele buscará rapidamente ampliar sua performance nos jogos pedagógicos.

5. Oferece uma atitude positiva em relação à aprendizagem

Disciplinas como física, química e matemática costumam assustar os estudantes por causa de suas fórmulas e questões. O uso da gamificação podem favorecer a relação e o interesse dos estudantes com qualquer disciplina, contribuindo para a melhoria dos resultados até nas matérias menos queridas.

6. Abre uma oportunidade para a transversalidade

Outro benefício do emprego da gamificação na escola é que ela pode integrar o planejamento pedagógico ao atuar como um canal para abordar projetos multidisciplinares e temas transversais. Os projetos podem, ainda, extrapolar o microambiente da sala de aula e incluir o trabalho com outras turmas e até mesmo a família ou a comunidade.

7. Contribui para o desenvolvimento da habilidade analítica

A gamificação ajuda a criar um processo de aprendizagem que permite aos alunos ensaiar cenários e desafios da vida real em um ambiente seguro.

Ao serem confrontados com situações-problema que exigem uma tomada de decisão ágil, a metodologia faz com que desenvolvam o raciocínio lógico e habilidade análitica crítica para avaliar as melhores alternativas de resolução da questão.

 8. Promove o desenvolvimento de competências socioemocionais

A aquisição de conhecimento sem um olhar crítico que ajude a processar as informações, tomar decisões, trabalhar em equipe e resolver problemas está na pauta das metodologias de ensino que preparam os alunos para os desafios do século 21.

Junto a essas questões é preciso também pensar em estratégias que colaborem para que esses estudantes sejam capazes de lidar com as emoções, pois as habilidades socioemocionais são importantes para a relação interpessoal, para o desenvolvimento de projetos estudantis e profissionais, além da própria autoestima.

Por meio da gamificação é possível ensinar sobre essas habilidades e discutir a aplicação delas durante a prática da metodologia ativa. Ao longo dos desafios propostos, o professor pode ajudar os alunos a refletirem sobre o que os faz desistir ou que tipo de emoções eles identificam ao perceberem que não atingiram o objetivo, por exemplo.

9. Colabora com a fixação do conhecimento por meio de canais multissensoriais

Nem todos os alunos aprendem da mesma maneira. Existem pessoas cuja aprendizagem ocorre por meio da leitura, enquanto outras conseguem absorver e refletir sobre as informações por meio de recursos audiovisuais. Como na educação tradicional o conteúdo é apresentado de apenas um modo, alguns estudantes podem acabar não conseguindo explorar a experiência de aprendizagem por completo.

Já existem estudos que relacionam o estímulo multissensorial como um meio de impulsionar a plasticidade neural, o que contribui para melhoras na capacidade cognitiva e memória.

E a gamificação é uma alternativa para desenvolver esse estímulo. Como a prática incorpora a tecnologia no processo de aprendizagem, ela permite assim o uso de recursos multissensoriais na construção dos jogos.

Durante as etapas do desafio proposto pelo jogo, você pode, por exemplo, acrescentar conteúdos em formato de vídeo e áudio como complementares ao material escrito ou vice-versa.

10. Aumenta a motivação dos alunos

Metas, regras, feedback e participação são 4 elementos comuns a todos os jogos. Curiosamente, eles também são elementos desencadeadores da motivação que vem com uma experiência satisfatória.

Isso explica por que alguns jovens são capazes de ficar acordados a noite toda jogando sem perceberem o cansaço, enquanto 15 minutos em sala deixam a maioria dos alunos entediados. Por isso, a gamificação na aprendizagem pode contribuir para aumentar o engajamento, eficiência e motivação dos alunos.

11. Melhora as habilidades de comunicação dos alunos

Os elementos presentes em uma prática gamificada desde os primeiros anos escolares aumentam a habilidade de comunicação e socialização dos alunos. Além disso, a gamificação apresenta inclusive muitos casos de sucesso quando empregada como ferramenta para o aprendizado de línguas.

12. Prepara os alunos para a vida

A gamificação cria um ambiente que permite que o estudante desenvolva muitas competências necessárias para a vida. Por meio dos jogos, os alunos aprendem que os erros fazem parte da trajetória e desenvolvem a persistência para continuar a seguir para os próximos níveis.

O otimismo também é uma característica trabalhada nessa metodologia. Ao longo de toda a atividade, os estudantes acabam desenvolvendo a confiança de que podem alcançar o objetivo proposto. Assim, os jogos preparam as crianças e os adolescentes para ocorrências normais do dia a dia, tal como lidar com a competitividade do mercado de trabalho.

A gamificação também pode trabalhar a educação empreendedora, estimulando os alunos a encontrarem soluções inovadoras para os temas propostos. Vale lembrar que essas crianças e jovens terão pela frente uma sociedade na qual a tecnologia e a criatividade serão indispensáveis. Por isso, saber oferecer soluções sustentáveis, rápidas e por meio de ações de inovação deve algo ser trabalhado desde cedo.

A incorporação dos jogos no ambiente escolar também ajuda os estudantes a terem mais organização, senso crítico e planejamento estratégico, características muito requisitadas em grandes empresas pelo mundo.

Como você acabou de conferir, a gamificação na aprendizagem é a possibilidade de oferecer aos seus alunos uma metodologia de ensino inovadora, capaz de estimular a participação e assimilação de habilidades e competências essenciais para a vida. Ao implantar a prática em sua escola, lembre-se de que será necessário o treinamento de professores para lidar com essa nova proposta de ensino.

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