O que é robótica educacional e como implantar na escola

O que é robótica educacional e como implantar na escola

A tecnologia tem se tornado uma excelente aliada das instituições de ensino. Dentro desse contexto, a robótica educacional é uma possibilidade de estimular aspectos diferenciados e trazer ganhos para os processos de aprendizagem.

Esse método contribui para a multidisciplinaridade da educação, desenvolvendo as habilidades de cada disciplina durante a criação dos projetos. Dessa maneira, os alunos assumem o protagonismo e se tornam ativos na construção do seu conhecimento.

Neste artigo, vamos entender o que é a robótica educacional e a importância de utilizar métodos diferenciados de ensino. Além disso, mostraremos quais são as principais vantagens que ela proporciona e como escolher um fornecedor ideal desse modelo educacional. Acompanhe a leitura!

Entenda o que é a robótica educacional

A robótica consiste em uma série de procedimentos para que um robô seja capaz de executar um conjunto de instruções. Na área educacional, é um método de ensino que incentiva o aluno a construir os próprios conhecimentos por meio da realização de uma ação. Nela, são mesclados materiais não estruturados, como sucatas, ou são usados kits de montagem.

Esses materiais são compostos por diversas peças, sensores e motores, controlados por uma placa que permite programar o funcionamento dos modelos montados. Eles garantem ao aluno a oportunidade de desenvolver sua criatividade com a montagem de seu próprio projeto.

Com a aplicação dos conhecimentos previamente adquiridos pelos estudantes, a disciplina dá a oportunidade para que eles aprendam fazendo, não apenas decorando conteúdos que não serão aplicados no cotidiano.

Descubra a importância de empregar métodos diferenciados de ensino

Cada criança ou adolescente aprende de uma maneira diferente. Quando apenas um método é utilizado no processo educacional, a aprendizagem fica limitada e vai atingir o potencial máximo de apenas um grupo de alunos.

Dentro de grande parte das escolas, os educadores recorrem ao modelo tradicional de ensino, aquele em que os estudantes são passivos em sala de aula e adquirem conhecimento ao ouvir o que o professor tem a transmitir.

Porém, para que o aluno seja o agente de sua construção do conhecimento, é preciso recorrer ao que chamamos de metodologias ativas. Esse tipo de abordagem coloca os estudantes em posturas ativas durante as aulas, tornando-os protagonistas na criação do conhecimento. Quando métodos diferenciados são utilizados, aumenta a possibilidade de que mais estudantes se desenvolvam de formas diferentes.

Como dissemos, alguns têm facilidade em aprender com conteúdos mais diretos, como português e matemática, enquanto outros conseguem se destacar nas disciplinas artísticas, por exemplo. Por essa diversidade, é fundamental que os colégios proporcionem diferentes formas de aprendizado. Isso permite que mais alunos sejam alcançados de maneira eficiente, aumentando o potencial de cada um e trazendo mais qualidade ao ensino.

Conheça as principais vantagens da utilização da robótica educacional

A robótica aproxima os alunos da ciência e da tecnologia, áreas do conhecimento que geram grande interesse. Por isso, a programação de robôs proporciona algumas possibilidades que ajudam a melhorar a qualidade de ensino.

Na sequência, mostraremos algumas vantagens que a utilização da robótica educacional traz. Confira!

Estimula o desenvolvimento do raciocínio lógico

Ao colocar os alunos em contato com a linguagem de programação, a necessidade de pensar de forma estruturada e lógica é estimulada. Se não houver ligação entre as iniciativas necessárias para a resolução de um problema, os estudantes ficarão perdidos e não terão um bom rendimento, pois, sem essa organização, a possibilidade de ter sucesso nos projetos diminui.

Torna o currículo escolar mais atrativo

A possibilidade de utilizar os conhecimentos de várias disciplinas em uma atividade diferente torna o currículo escolar mais atrativo. A experimentação de maneira prática e o exercício do conhecimento adquirido podem despertar interesse nos alunos e trazer mais motivação para os estudos.

Fortalece o trabalho em equipe

As atividades têm maior direcionamento para o trabalho em equipe. Para que os projetos consigam funcionar de maneira adequada, é preciso que os grupos trabalhem unidos e explorando as habilidades de cada membro. Cada aluno precisa entender qual é o seu papel e ser humilde para aceitar as sugestões dos colegas, chegando a um denominador comum.

Incentiva o protagonismo estudantil

A robótica educacional é um exemplo claro de uma metodologia ativa de ensino. O aluno não se contenta mais em ser apenas um mero espectador, ele quer participar. Com esse método, ele assume o protagonismo.

Promove o aprendizado multidisciplinar

As atividades de robótica favorecem a multidisciplinaridade, promovendo a integração dos conceitos de várias áreas, como física, matemática e eletrônica. Além das disciplinas mais lógicas, ela permite que outras áreas de conhecimento sejam exploradas, como a comunicação entre as equipes e a capacidade de trabalhar em grupo.

Desenvolve a criatividade

A criatividade é parte essencial do sucesso na robótica. Ela pode ser desenvolvida tanto na criação dos protótipos quanto na resolução de problemas encontrados durante o processo.

Saiba como escolher um fornecedor ideal desse modelo educacional

Para que esse modelo educacional alcance todo o potencial de ensino, é preciso escolher um fornecedor que proporcione qualidade e seja flexível. A gestão da escola precisa se preocupar em analisar o conteúdo que será aplicado e escolher um fornecedor que tenha um material diversificado, que atenda a vários conceitos.

A tecnologia não pode ser trabalhada de forma isolada, pois ela precisa contribuir para o desenvolvimento dos conceitos estudados nas outras disciplinas. Por isso, é importante que a multidisciplinaridade seja estimulada por meio dos conteúdos utilizados nas aulas de robótica.

Além disso, é fundamental que o fornecedor ofereça materiais adequados para cada série, de acordo com os conteúdos aprendidos. O alinhamento entre a tecnologia e o que é apresentado em sala de aula é fundamental para que os projetos sejam desenvolvidos de maneira adequada.

Como vimos durante o artigo, a aplicação de métodos diferentes de ensino é essencial para potencializar o aprendizado. A robótica educacional é uma oportunidade de oferecer uma metodologia variada de ensino, que coloca o aluno como protagonista, desenvolvendo a criatividade, o raciocínio lógico e a multidisciplinaridade.

Você gostou deste artigo? Então, aproveite para assinar nossa newsletter e receber mais conteúdos importantes sobre educação e metodologias diferenciadas de ensino!

Powered by Rock Convert
Post anterior Atividades práticas: por que implantá-las na escola?
Próximo post Educação inclusiva: como a tecnologia ajuda nesse processo
Close