Qual é o papel dos jogos digitais na educação infantil?

Qual é o papel dos jogos digitais na educação infantil?

A tecnologia está muito presente na rotina das pessoas. No caso das crianças, isso se torna ainda mais evidente.

As instituições de ensino não podem ignorar os hábitos dos alunos, caso queiram ser atraentes e promover um aprendizado de alto nível. Não seguir as principais tendências do momento é um erro grave e que deve ser evitado ao máximo.

Pensando nisso, destacaremos, neste post, vantagens de usar os games em sala de aula e exemplos desse recurso que chamam a atenção dos alunos. Confira!

Conheça os benefícios dos jogos digitais na educação infantil

Há várias vantagens que os games proporcionam às crianças. Para você compreendê-las melhor, abordaremos algumas delas. Acompanhe!

Aumento do engajamento

Qual estudante não gosta de se divertir com um jogo eletrônico? À medida que a escola se aproxima da rotina das crianças, maiores são as chances de elas interagirem com o que está sendo abordado pelo professor.

Os jogos digitais na educação infantil proporcionam um maior envolvimento com o conteúdo das disciplinas, porque possibilitam uma maior identificação do aluno com o que está sendo ensinado.

Se essa tendência for devidamente explorada pelo colégio, estudantes e pais ficarão mais engajados com a proposta pedagógica, o que contribuirá para manter a harmonia entre escola, estudante e família.

Retenção da informação com mais facilidade

Ao tornar o aprendizado mais próximo do dia a dia do aluno, a escola oferece um ensino que favorece a retenção do conhecimento com mais praticidade e rapidez. Isso acontece porque a criança visualiza o que está sendo abordado com clareza.

Esse fator faz com que os jogos digitais na educação infantil sejam importantes para o conteúdo em sala de aula ser apresentado de maneira atraente. Hoje, é vital que as escolas usem a tecnologia para aperfeiçoar a apresentação dos conteúdos. Do contrário, terão mais dificuldades de promover a retenção do conhecimento pelos alunos.

Estímulo ao raciocínio lógico

Os games apresentam desafios que estimulam bastante os alunos a resolver problemas. Em outras palavras, fazem com que as crianças tenham mais vontade de raciocinar para encontrar a melhor resposta a uma demanda.

Usar a lógica para a resolução de uma tarefa é um bom caminho para o aluno pensar de forma mais organizada. Isso não contribui apenas para o desenvolvimento intelectual, mas também para o crescimento pessoal.

O motivo é que a criança passa a verificar como é válido ter organização ao fazer qualquer atividade, como se preparar para ir ao colégio, respeitar as regras do condomínio, obedecer aos pais etc.

Tomada de decisões mais rápidas

Dependendo do game utilizado, o aluno é estimulado a optar por uma ação em poucos segundos. Dessa forma, ele percebe que é fundamental, em alguns momentos, tomar decisões rápidas para resolver uma situação relativamente complicada.

Ao adotar esse hábito, a criança terá mais condições de decidir o que deve fazer em poucos segundos com maior autonomia. Fazer com que os estudantes tenham essa conduta é uma das grandes contribuições dos jogos digitais na educação infantil.

Pensar de forma lógica e rápida é uma alternativa interessante para reforçar o autoconhecimento e a autoconfiança. Essas duas características são imprescindíveis para os alunos estarem mais motivados a adquirir conhecimento e a vivenciar novas experiências.

Fortalecimento do trabalho em equipe

Promover o trabalho em equipe também é um dos benefícios dos jogos digitais na educação infantil. Alguns games podem envolver duas ou mais equipes para vencer um determinado desafio.

Essa iniciativa promove o diálogo e a interação entre os alunos, que precisam pensar juntos nas estratégias para vencer os rivais. Outro ponto positivo é aumentar a sociabilidade porque as crianças passam a conversar mais com os colegas de classe por causa dos jogos.

Se a competição for promovida de maneira saudável, alunos e professores saem ganhando. Afinal, a medida torna o aprendizado mais atraente e propicia às crianças uma melhor compreensão do conteúdo.

Priorização da interdisciplinaridade

O aprendizado se torna mais rico com os jogos digitais na educação infantil, porque é possível trabalhar melhor com a interdisciplinaridade em sala de aula. Ou seja, os games propiciam aos alunos a chance de testar conhecimentos em mais de uma área.

Por exemplo, um jogo pode exigir do estudante, de acordo com as tarefas, fazer contas simples e resolver palavras-cruzadas que exigem um entendimento de aspectos marcantes da natureza (clima, fauna, flora etc.).

Ao apresentar essa diversidade de conteúdos nos games, a escola promove um ensino interdisciplinar e mostra como o conhecimento pode ser útil para o dia a dia dos alunos. Essa postura é fundamental para engajar e motivar as crianças.

Conheça exemplos de jogos digitais adotados por escolas

Usar a tecnologia como ferramenta de ensino é muito simples. Hoje, há várias opções para aperfeiçoar o ensino.

Os jogos digitais na educação infantil são bastante adotados pela Happy Code, maior sistema de ensino de programação, maker e robótica do Brasil, que tem como foco promover o ensino por meio da tecnologia. As instituições de ensino devem adotar práticas que estimulem as crianças a frequentar a sala de aula, a desenvolver o senso crítico e a exercitar o raciocínio lógico.

Se você pretende melhorar a qualidade do aprendizado na sua escola com a ajuda do avanço tecnológico, entre em contato conosco agora mesmo. Estamos à disposição para tirar dúvidas e ajudá-lo a vencer novos desafios!

Powered by Rock Convert
Post anterior O que são metodologias ativas e como elas influenciam o ensino
Próximo post Curriculum as a service: o que é e quais são suas vantagens?
Close