Educação 4.0: entenda o que é e como se adaptar a essa nova realidade

Educação 4.0: entenda o que é e como se adaptar a essa nova realidade

Conhecer as mais recentes tendências do ensino é algo fundamental para uma boa gestão escolar. Nesse contexto, surge o conceito de Educação 4.0, que mescla o aprendizado tradicional com a implementação de abordagens mais tecnológicas nas salas de aula.

Esse tipo de estratégia tem sido aplicado com muito sucesso ao redor do globo e, agora, finalmente chegou ao Brasil. Ela é uma tendência realmente inovadora que busca causar uma verdadeira revolução no modo como ensinamos e aprendemos no ambiente educacional.

Não sabe o que é a Educação 4.0? Não tem problema! Pensando nesse tipo de dúvida, preparamos um conteúdo bem completo, que tem como objetivo responder às suas principais dúvidas sobre esse tema e mostrar, ao longo do texto, toda a importância dessa tendência para a educação atual. Boa leitura!

O que é a Educação 4.0?

Você provavelmente já percebeu que a atualização de softwares, por exemplo, é representada por meio de dois números separados por um ponto, certo? Assim, temos as versões 2.0, 2.1, 3.5 e assim por diante. A partir daí, já podemos começar a entender o que significa a Educação 4.0.

Esse termo existe em sinergia com outro conceito muito importante: o da Revolução Industrial. Atualmente, nos encontramos na quarta versão da revolução, conhecida também como Indústria 4.0. Se na primeira os protagonistas eram o carvão e o ferro, aqui, os holofotes brilham sobre a tecnologia.

Sendo assim, a Escola 4.0 também tem como ponto mais importante a inovação tecnológica. O foco aqui está em trazer esses avanços para o dia a dia da gestão escolar, otimizando processos administrativos, e também para as salas de aula, com o auxílio de metodologias variadas.

Como funciona a Educação 4.0?

A Educação 4.0 começa, como mencionado anteriormente, com a adoção de práticas no setor administrativo e organizacional das escolas. Assim, os processos se tornam muito mais eficientes e é possível acompanhar de forma muito mais efetiva todo o desenvolvimento dos alunos, por meio da captação (e da interpretação adequada e precisa) de dados.

Em segundo lugar, mas não menos importante, entra a inserção da tecnologia na educação e no dia a dia da sala de aula. Com a implementação de metodologias ativas (sobre as quais falaremos mais à frente) e de aulas diversificadas, os estudantes entram em contato com essas inovações de forma simultânea ao aprendizado.

Um ponto muito importante aqui, tido como um dos grandes pilares da Educação 4.0, é o letramento digital. Ele é tido como base para toda a compreensão tecnológica, uma espécie de alfabetização desse novo mundo para os estudantes, preparando-os de forma completa para o mercado de trabalho do século XXI.

O que são metodologias ativas?

Pare para pensar: quem é o protagonista no cenário tradicional de uma sala de aula? O professor, certo? Esse tipo de conceito nos mostra que o aluno, aqui, está em uma posição passiva, na qual apenas recebe as informações transmitidas por seu tutor e as interpreta de acordo com suas habilidades e características pessoais.

As metodologias ativas vêm, como o próprio nome já mostra, para fazer uma pequena alteração nos papéis dentro da classe. Agora, os alunos detêm o protagonismo, enquanto o professor atua como um guia para ajudá-los a alcançar esse conhecimento. Ele ainda ministra a matéria aos seus pupilos, mas caminhando lado a lado e não à frente, como no contexto tradicional.

Há várias maneiras de implementar esse tipo de conceito em uma sala de aula. A seguir, veremos algumas das principais formas de tornar isso possível e realizar uma verdadeira revolução na metodologia de ensino utilizada em sua instituição. Vamos conferir?

Quais são as principais metodologias ativas?

Gostaria, agora, de descobrir quais são as principais metodologias ativas que participam da transformação digital na educação? Então, confira algumas informações bem importantes sobre cada uma delas a seguir.

Ensino híbrido

Uma das principais características do ensino híbrido é a mescla entre o ensino presencial e o online. Assim, o estudante participará de aulas e atividades nesses dois ambientes, passando a dominar cada vez mais o âmbito digital.

Cultura maker

A cultura maker não é uma metodologia propriamente dita, mas um conceito que faz parte de todas elas. Aqui, o estudante passa a ser mais autônomo e ter cada vez mais protagonismo no ensino, conduzindo o próprio aprendizado da maneira que for mais efetiva para ele.

Aprendizagem baseada em projetos

A aprendizagem baseada em projetos é um conceito que permite que um problema seja apresentado à classe e a solução envolva um projeto, obtido por meio da programação, de conhecimentos científicos, de abordagens que envolvam a conscientização da sociedade, entre outros.

STEAM e STEM

Por fim, temos as metodologias STEM e STEAM, que unem conceitos como a engenharia, matemática, ciências, artes e a tecnologia em prol do aprendizado dos estudantes. Aqui, o ensino de programação e robótica, por exemplo, é feito por meio do conceito de dash and dot e há, até mesmo, aulas de musicalidade e teatro para auxiliar no desenvolvimento ativo de competências e habilidades.

Como essas metodologias se relacionam com a BNCC?

Uma das preocupações mais comuns dos gestores quando se deparam com o conceito de metodologia ativa pela primeira vez está na adequação dessa estratégia às normas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), exigida pelo Ministério da Educação (MEC). Por isso, em primeiro lugar, o que temos a dizer é: não há razão para se preocupar.

Todas as metodologias mencionadas acima caminham completamente de acordo com as diretrizes do MEC, atuando em sinergia com a BNCC do começo ao fim. As disciplinas ministradas aos estudantes continuam as mesmas. O que muda, aqui, é a forma como o conhecimento à transmitido à classe, utilizando uma abordagem diferenciada.

O estudante que estuda com as metodologias acima estará completamente preparado para os vestibulares (dentre eles, o ENEM) e também para a vida e para o mercado de trabalho, com o desenvolvimento ativo de uma série de competências socioemocionais fundamentais para o sucesso acadêmico, pessoal e profissional.

Quais são as vantagens da Educação 4.0?

Agora que já sabemos um pouco mais sobre esse assunto, chegou o momento de descobrirmos quais são, afinais, os benefícios trazidos pela transformação digital no âmbito escolar. Confira algumas das principais vantagens abaixo.

Democratização e disrupção da educação

Como já mencionamos, o conceito de Educação 4.0 é também o mesmo de uma revolução, que por natureza já é algo que induz disrupções em vários setores. Sendo assim, investir nessas mudanças é algo que faz com que novas tendências surjam e, com elas, um modo novo de ensinar e aprender.

Isso permite uma educação muito mais democrática e inclusiva, que cria as condições adequadas para que indivíduos com diferentes tipos de inteligência possam ter as mesmas oportunidades.

Otimização da gestão escolar

Fazer uma boa gestão escolar é, sem dúvidas, uma tarefa muito desafiadora. Para que ela seja efetiva, é fundamental estar com os olhos atentos a, quase que literalmente, mil e uma coisas de modo simultâneo.

Por que, então, não contar com a tecnologia para ajudar nesses processos? Com ela, é possível acompanhar dados e interpretá-los automaticamente, ajudando no armazenamento e interpretação de informações cruciais para o mapeamento de problemas e soluções para a instituição.

Autonomia dos alunos

A pequena inversão nos papéis tradicionais da sala de aula faz com que os alunos desenvolvam uma série de habilidades importantes, dentre as quais, a autonomia. Essa é a capacidade de ser seu “próprio dono” e desenvolvê-la abre portas para que muitas outras competências sejam trabalhadas.

Pessoas com autonomia desenvolvida também têm maior senso crítico, sabem pensar por si mesmas e, claro, se conhecem muito melhor. Essas competências e habilidades são essenciais para a formação de profissionais e cidadãos realmente integrados.

Desenvolvimento de uma série de habilidades

Outras habilidades importantes desenvolvidas com essas metodologias (e suas aulas variadas, como a robótica e a programação) incluem: trabalho em equipe, criatividade, empatia, memorização, comunicação e muito mais.

Pode parecer incrível, mas atividades como criar games ou desenvolver protótipos e robôs podem ser utilizadas para aprendermos todo o conteúdo da BNCC de um modo completamente lúdico e interativo, permitindo que muitas habilidades diferentes sejam desenvolvidas simultaneamente.

Maior interação entre alunos e professores

Em uma sala de aula tradicional, a interação entre alunos e professores se resume ao questionamento ocasional de uma dúvida e, muitas vezes, até mesmo esse tipo de atitude é reprimido por conta da vergonha e insegurança.

Com as metodologias ativas de ensino, a interação entre estudantes e seus professores se torna muito maior e mais direta, visto que agora eles estão lado a lado e não separados hierarquicamente. Assim, as dúvidas fluem muito melhor e as respostas, consequentemente, também. O professor do futuro, portanto, é mais do que um tutor, mas um amigo de sua classe.

Melhora da qualificação do corpo docente

Por fim, outra vantagem incrível da Educação 4.0 é a melhora na formação de professores de modo geral, aumentando consideravelmente sua qualificação e, assim, fazendo com que eles se tornem ainda mais aptos para ensinar (e aprender com seus estudantes).

Isso se deve à mudança considerável na dinâmica da sala de aula tradicional, que muitas vezes é muito limitante. Com um tipo de metodologia diferente, cada aula é completamente única e o professor passa a aprender muito mais sobre a própria profissão.

Como podemos colocar a Educação 4.0 em prática?

Interessante, não é mesmo? Mas, afinal, como colocar isso em prática no dia a dia? Essa é uma tarefa que requer muita atenção para que a transição seja feita da melhor forma possível. Veja, agora, algumas dicas.

Desenvolver uma cultura digital

O primeiro passo para garantir a implementação da Educação 4.0 é desenvolver uma cultura digital nas escolas. Fazer com que os estudantes compreendam a importância da tecnologia para o ensino e aprendam a lidar com ela (o letramento digital, por exemplo) é essencial para que as próximas etapas aconteçam.

Mudar a infraestrutura da escola

Em segundo lugar, podemos citar a importância da mudança da infraestrutura da escola. Não há, por exemplo, como ensinar programação sem que os computadores disponíveis sejam adequados para tal atividade. Pensar nesses processos é, portanto, muito importante!

Capacitar os professores

A qualificação do corpo docente vem logo em seguida na lista de passos para implementar a Educação 4.0 em sua escola. Os docentes também devem ser levados em consideração no processo gradual de transição, sendo devidamente treinados com a ajuda de profissionais especializados nesse contexto.

Investir nas tecnologias certas

Nem sempre é possível implementar todas as mudanças, não é mesmo? Sendo assim, investir nas tecnologias certas é essencial. Veja o que mais se adéqua às necessidades de seus estudantes e saiba o que pode ser implementado mais rapidamente e com maior eficácia. A ajuda profissional também é muito importante para a tomada desse tipo de decisão.

Dialogar com os pais e responsáveis

Os familiares dos alunos precisam estar inclusos em todas as partes da transição para a Educação 4.0. Lembre-se de que a participação desse grupo é indissociável do sucesso do processo! Por isso, converse pouco a pouco sobre, por exemplo, os benefícios da robótica educacional, as vantagens das metodologias ativas e muito mais, trazendo-os gradualmente para seu time!

Quais são os desafios e o que esperar da escola do século XXI?

Adequar sua instituição de ensino ao conceito de escola do século XXI é algo que demanda uma certa paciência. Afinal, é necessário fazer com que todos estejam a bordo para que isso realmente funciona. Sendo assim, alguns dos principais desafios enfrentados incluem:

  • adequação ao perfil dos estudantes;
  • participação mais ativa de pais e responsáveis;
  • dificuldades na adesão das tecnologias por parte da equipe;
  • resistência da comunidade às novidades;
  • pouca adesão por parte dos professores e demais funcionários.

Fazer um bom trabalho de conscientização da importância dessas mudanças é algo primordial antes da implementação de tais metodologias. Isso garantirá que todos estejam falando a mesma língua e possam, assim, caminhar juntos em prol de uma educação mais inclusiva e abrangente para todos.

Portanto, podemos esperar que esse tipo de revolução seja feita de modo gradual, com uma transição realmente efetiva. Para isso, é fundamental contar com a ajuda de especialistas no assunto, que podem auxiliar na qualificação dos colaboradores e no diálogo com todas as partes, facilitando o processo e tornando-o mais permanente.

Como podemos ver, a Educação 4.0 é um conceito interessantíssimo e que dialoga muito bem com a nossa sociedade atual. Tais inovações não podem mais ser ignoradas pelo ensino e, portanto, saber utilizá-las da forma adequada é a melhor maneira de garantir que os nossos estudantes se desenvolvam adequadamente e estejam prontos para o mercado competitivo do século XXI!

Para compreendermos ainda mais esse conceito, precisamos primeiramente entender as bases necessárias para que os estudantes realmente se aprofundem na Educação 4.0. Para isso, confira nosso artigo sobre o letramento digital e veja como ele é essencial para a implementação da tecnologia nas escolas!

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