Saiba como aliar a tecnologia às práticas pedagógicas da sua escola

Saiba como aliar a tecnologia às práticas pedagógicas da sua escola

A tecnologia tem um papel muito importante para as práticas pedagógicas atingirem resultados mais expressivos. Isso porque os estudantes interagem melhor com o conteúdo quando adotam ferramentas tecnológicas para adquirir conhecimento.

Essa tendência está sendo observada pelas metodologias inovadoras de ensino, que priorizam tornar o colégio um local propício para o aluno desenvolver o senso crítico e colocar em prática o que é abordado em sala.

Neste post, mostraremos como o avanço tecnológico tem um grande impacto no segmento educacional. Também destacaremos como isso está se tornando realidade em instituições de ensino. Confira!

Conheça os benefícios da tecnologia no ensino

Por que é necessário apostar na tecnologia para o aperfeiçoamento das práticas pedagógicas? A resposta é que investir no avanço tecnológico aumenta as chances de os métodos inovadores de ensino serem aplicados de maneira correta. Pensando nisso, fique informado sobre as vantagens de expandir a presença da tecnologia em sala de aula. Veja!

Melhorar a qualidade da educação

Olhar para o quadro e ouvir o professor comentando tópicos da matéria é algo que deixa muitos alunos desinteressados. À medida que a tecnologia é inserida no aprendizado, maiores são as possibilidades de o estudante ter uma visão ampla do que está sendo abordado.

Isso é crucial para o aluno adquirir mais conhecimento e interagir com professores e colegas de classe, o que favorece um aprendizado mais dinâmico. Novos métodos de ensino se destacam por envolver os estudantes na aquisição de conhecimento, com o objetivo de aperfeiçoar o trabalho dos colégios.

Estimular o interesse pelo aprendizado

Boas práticas pedagógicas devem considerar a necessidade de os alunos estarem mais engajados com os procedimentos adotados pela escola. Se a tecnologia é empregada corretamente nas atividades, maiores são as possibilidades de os estudantes ficarem motivados para aprender.

A aplicação de um game para responder a questões apresentadas em sala de aula, por exemplo, é uma iniciativa que ajuda o aluno a assimilar melhor o que está sendo ensinado. Essa tendência deve ser aproveitada pelos colégios com inteligência, porque é uma forma de melhorar o desempenho da turma.

Estreitar a relação professor-aluno

O aprendizado se torna mais simples quando professor e estudante têm uma interação mais positiva. Ao abrir novas possibilidades para o aluno assimilar o conteúdo, o docente se mostra mais disponível para a troca de ideias e o diálogo.

Essa postura é muito importante e consiste em uma das práticas pedagógicas que mais cativam os alunos. O professor deve estar aberto a ensinar e a aprender, pois é uma de ganhar a confiança do aluno e de tornar o colégio um ambiente mais propício à aquisição de conhecimento.

Saiba como aliar a tecnologia às práticas pedagógicas

Há diversos fatores que devem ser levados em consideração para as metodologias inovadoras de ensino serem devidamente aplicadas, com o apoio da tecnologia. Explicaremos alguns aspectos que precisam ser trabalhados para as mudanças terem bons resultados. Acompanhe!

Mudar cultura

Há uma grande variação de apropriação tecnológica e de recursos disponibilizados em uma escola. Por exemplo, em São Paulo, há colégios equipados em que o professor é 100% engajado nas novas metodologias e realmente faz uma aula inovadora.

Por outro lado, há escolas que não têm wi-fi nem computadores. Para uma mudança de cultura real nas escolas, é preciso que a formação do professor na universidade saia do modelo tradicional.

Ao analisar a grade curricular de muitos cursos de licenciatura, é possível constatar que um dos pontos complicadores é a falta de estímulo para a maturidade digital estar presente na formação dos docentes.

Por isso, é profissional é obrigado a buscar outras capacitações caso queira adotar a tecnologia de maneira prática e inteligente no aprendizado. Esse cenário acontece em muitos lugares no Brasil e dificulta uma mudança de cultura que valorize os métodos inovadores de ensino.

Felizmente, cada vez mais professores buscam montar projetos usando recursos diferentes. Por mais que apresentar um vídeo no YouTube ou na TV não faça uma grande diferença, é positivo haver um esforço em trazer informações com o apoio de recursos tecnológicos.

A maior dificuldade dos professores é aproveitar o potencial da tecnologia para transformar a rotina de uma sala de aula. Os docentes não são nativos digitais, mas os estudantes são. Por isso, é recomendado investir na metodologia ativa e tornar o aluno um protagonista do aprendizado.

Além de uma mudança de cultura, essa iniciativa exige bastante planejamento. Com a tecnologia é mais simples inovar na escola. Essa mentalidade precisa estar presente no dia a dia do professor, pois a aula meramente expositiva deixou de ser atraente.

Capacitar os professores

No Brasil, há escolas que trabalham com práticas pedagógicas com foco na aprendizagem baseada em projetos. Para isso alcançar mais colégios, é necessário haver um maior investimento na qualificação dos professores e em infraestrutura.

Alguns colégios públicos contam com o incentivo de Fundações (Telefônica, Bradesco, Instituto Ayrton Senna etc.) para avançar no uso de métodos inovadores. Na rede particular, a adoção da tecnologia em sala de aula tem um cenário mais positivo.

Em geral, os colégios brasileiros estão se esforçando para buscar modernização, mas isso ocorre de forma muito lenta. Por causa das dimensões continentais e das particularidades regionais, é complicado ter um modelo de capacitação que insira o avanço tecnológico de forma plena nas salas de aula.

Muitos professores reconhecem que a mudança é necessária para melhorar a qualidade de ensino. Por outro lado, não sabem como exatamente fazer isso. Esse cenário mostra como investir em treinamentos é essencial para reverter esse quadro e tornar as escolas mais atrativas e próximas dos alunos.

Conhecer as tecnologias

Bons exemplos são interessantes para mostrar como implantar novas práticas pedagógicas pode gerar bons resultados. Duas unidades nos Estados Unidos têm cases formidáveis, com base no modelo P21.

Em uma delas, uma professora usou uma metodologia diferente para trabalhar o item vírus em sala. Para isso, ela gamificou o trabalho inventando uma história em que um cientista tomou a pílula do encolhimento e entrou no nariz do paciente para buscar o vírus e eliminá-lo.

Porém, o cientista se perdeu dentro do corpo dessa pessoa. Para animar os alunos, a professora criou um jogo, cujo objetivo era resgatar o cientista, que dava pistas de onde estava.

O personagem também indicava que via uma célula com muitos flashes e usava sinais mostrando que estava próximo aos neurônios. Nessa ação, a professora apresentou o conteúdo de forma mais interativa e prática.

Isso se torna mais viável ao conhecer novas tecnologias (gamificação, programação etc.). Esses recursos devem estar próximos dos docentes para que eles tenham condições de melhorar a qualidade do ensino.

 Oferecer cursos especializados

A partir de 2020, as competências digitais deverão ser trabalhadas pelas escolas por causa da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). As instituições de ensino precisam preparar o aluno para o mundo.

Instituições como a Happy Code sabe com atingir esse objetivo por meio de materiais disponíveis para estudantes da educação infantil e dos ensinos fundamental e médio. Uma prova disso é contar com diversas frentes de trabalho (Games 2D, Games 3D, Aplicativos, IoT Maker, Robótica com Lego, Scretch Jr, Scretch 3.0 e programação de jogos.

Tudo dividido em níveis iniciante, intermediário e avançado. Dessa forma, as escolas parceiras podem desenvolver um trabalho contínuo do desenvolvimento das competências digitais. A Happy Code também trabalha com mais abordagens, como o design thinking e o empreendedorismo para crianças.

Esse trabalho tem como meta ajudar os estudantes a assimilar as competências e as habilidades do século 21 de maneira mais rápida, priorizando o trabalho em equipe, a colaboração e o raciocínio lógico, por exemplo.

As escolas precisam contar com práticas pedagógicas voltadas para as necessidades dos estudantes. Dessa maneira, terão mais condições de engajá-los, o que é imprescindível para a aumentar os índices de retenção.

Se você deseja conhecer melhor nossos trabalhos com base em metodologias de ensino inovadoras, não perca a chance de ficar informado sobre as tendências educação 4.0. Estamos à disposição para ajudá-lo a superar novos desafios!

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